Um dos espaços culturais mais icônicos da Capital não poderia deixar de ser um dos mais badalados na Noite dos Museus. A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) reúne uma multidão interessada em apreciar as cinco exposições espalhadas pelo local, contando histórias importantes.
No térreo e no quinto andar, uma mostra, A Casa do Tempo, destaca justamente a história da CCMQ. Já no terceiro andar, na Microgaleria Tatata Pimentel, a mostra Cont(é)m POA, curada em parceria com o MACRS, propõe diálogo entre a poesia de Mario Quintana e as artes visuais. Ainda é possível conferir as exposições Cidade Oculta, sobre os 21 anos do Jornal Boca de Rua, Anahatron, instalação do artista Athos Aguiar, e Mulheres em Luta, também em parceria com o MACRS, que aborda temas feministas.
— A Noite dos Museus é um movimento necessário dentro da cidade, pois dá vida ao Centro, que atualmente sobrevive soterrado comercialmente pelas grandes redes — enfatiza a produtora cultural Aline Mattos.
Para o também produtor cultural Paulo Zé Barcellos, a Noite dos Museus tem que ser prestigiada, pois reúne todas as classes sociais com um mesmo propósito.
— Ocupar as ruas é, também, um ato político. E a cidade tem que ocupar os seus espaços culturais. Agregar as pessoas — destaca Barcellos.
Além de conferir as exposições, o público ainda aproveita a noite no Lola, bar localizado no sétimo andar, e no restaurante Térreo, na Travessa dos Cataventos, que estão abertos, com bebidas e alimentos para encarar a noitada, que também conta com atrações musicais.
Porém, nem tudo são flores: apesar de a fila para entrar na CCMQ não demorar tanto, para ir aos banheiros do espaço, a espera é longa. A estudante Maria Lazzarotto já aguardava por mais de 10 minutos, mas ainda tinha um longo percurso pela frente.
— Demorei menos para entrar aqui do que para ir ao banheiro — diz, aos risos.
Mesmo assim, ela se mostra feliz por estar participando do evento:
— As luzes estão muito bonitas e tem bastante gente. Está valendo a pena, sim.
Depois do cortejo musical com o bloco Areal do Futuro e do show de James Liberato e Grupo, o espaço ainda abrigaria na noite deste sábado outras três atrações: Jordana Henriques, Matheus Alves e Bruno Coelho e, para fechar, Café Trio.