Depois de dois anos de pandemia, ao longo dos quais ir a um museu conferir as exposições estreantes provavelmente foi uma das últimas preocupações de qualquer pessoa, chegou a hora de os porto-alegrenses finalmente respirarem mais aliviados, ainda com cuidado, mas voltando a ocupar as ruas da cidade com sua ânsia por cultura. O respiro de normalidade é trazido pela sexta edição da Noite dos Museus, quinta em formato presencial, que ocorre neste sábado (21), das 19h à 1h da madrugada. Todas as atrações têm entrada franca.
A proposta do evento segue a mesma que conquistou a população da capital gaúcha lá em 2016, quando foi realizada a primeira edição, e que em 2019, na última presencial antes da pandemia, levou mais de 105 mil pessoas às instituições: oportunizar visitas gratuitas a diferentes espaços culturais da cidade, democratizando o acesso à cultura. E, é claro, oferecendo a divertida experiência de visitar os museus em um horário incomum, à noite, ainda podendo montar um roteiro próprio de visitação e cruzar pelo caminho com dezenas de shows e performances, ou fazer uma parada para uma boquinha em algum dos food trucks estacionados na Praça da Alfândega.
Esta promete ser uma edição história da Noite dos Museus, marcada não só pela alegria do reencontro depois de dois anos sem o evento presencial — em 2020, ocorreu de forma online e, em 2021, não foi realizado —, mas pela grandiosidade da programação: serão 21 instituições abertas a visitação, o maior número até aqui, e cerca de cem atrações artísticas, entre shows, performances e outras intervenções.
— Esse sentimento de reencontro, misturado com um tom de nostalgia, é o que carrega essa edição. Isso nos traz uma expectativa de mobilização ainda maior, porque acho que está todo mundo querendo se reencontrar e recuperar esse "tempo perdido", por assim dizer — avalia Rodrigo Nascimento, CEO da Rompecabezas, agência idealizadora da Noite dos Museus.
Entre os espaços participantes, 15 são veteranos no evento, enquanto outros seis são novidades desta edição. Os estreantes são Instituto Ling, Multiverso Experience, Museu Militar do Comando Militar do Sul, Palácio Piratini, Galeria do Dmae, que abre com exposição do Instituto Goethe, e Fábrica do Futuro, que recebe uma mostra assinada pelo MACRS. Já a velha guarda é formada por Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Cinemateca Capitólio, Espaço Força e Luz, Farol Santander, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da Brigada Militar, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu da UFRGS, Margs, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu Julio de Castilhos, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Ruben Berta e Planetário da UFRGS.
São duas dezenas prédios espalhados por diferentes regiões da cidade, embora a maioria esteja no Centro, que por vezes passam despercebidos pela população. Ou então, de tão imponentes que soam com suas arquiteturas rebuscadas, fazem pensar que nem todo mundo é bem-vindo ali. É justamente isso que a Noite dos Museus almeja desmistificar, em uma missão assumida de mãos dadas com as instituições participantes, que têm também o desafio de fazer com que, após o pretexto criado pelo evento, as pessoas continuem frequentando seus espaços. Diego Groismann, diretor da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), afirma:
— A Noite dos Museus traz um público diverso, de várias partes da cidade, e nem sempre acostumado a ir em espaços culturais. O nosso objetivo é sempre fazer as pessoas se sentirem acolhidas e com vontade de voltar à Casa. Desde a travessa até a cúpula do sétimo andar, a gente tenta mostrar que queremos receber as pessoas, que a Casa não está abandonada e que ela tem 31 anos de idade e vive um dos melhores momentos da sua história.
Para que todo mundo saia querendo voltar, a organização do evento manteve aquilo que já vinha dando certo — diversidade de programação, iluminação e segurança e equipes bem preparadas, por exemplo — e investiu em melhorias para este ano, tentando acertar eventuais pontas que ficaram soltas na edição de 2019. Agora, além da ampliação no número de espaços e atrações e reforço da estrutura de apoio — como banheiros públicos —, algumas ruas do entorno serão fechadas para o evento. É algo que já vinha sendo pedido pelos frequentadores, que acabavam por ocupar de forma espontânea as vias, e foi negociado junto ao poder público.
É um demonstrativo de que, apesar do hiato, o evento não perdeu força e segue abraçado pela cidade como um de seus principais atrativos no calendário cultural. Tanto é que, em poucos dias desde a abertura da chamada para quem desejasse trabalhar de forma voluntária durante a Noite, mais de 400 inscrições foram recebidas. Porto Alegre quer reencontrar a Noite dos Museus, e a Noite dos Museus quer reencontrar Porto Alegre. Todo mundo está fazendo a parte que lhe cabe para proporcionar um reencontro inesquecível. Agora, está nas mãos de São Pedro.
— Se o clima ajudar, vai ser uma coisa de louco — brinca Nascimento.
Conheça os espaços e confira a programação, que é toda gratuita:
Casa de Cultura Mario Quintana
(Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)
A instituição apresentará cinco exposições: A Casa do Tempo, que ocupa do térreo ao quinto andar e fala sobre a história da CCMQ; Cont(é)m POA, mostra curada em parceria com o MACRS e exposta na Microgaleria Tatata Pimentel, no terceiro andar; Cidade Oculta, sobre os 21 anos do Jornal Boca de Rua; Anahatron, instalação do artista Athos Aguiar; e Mulheres em Luta, também em parceria com o MACRS, abordando temas feministas. Além de conferir as exposições, o público poderá aproveitar a noite no Lola, bar localizado no sétimo andar, e no restaurante Térreo, na Travessa dos Cataventos, que estarão abertos.
Atrações:
- 19h - Cortejo musical com o bloco Areal do Futuro
- 20h - Show de James Liberato e Grupo
- 21h - Show de Jordana Henriques
- 22h - Show de Matheus Alves e Bruno Coelho
- 23h30min - Show de Café Trio
Centro Histórico-Cultural Santa Casa
(Av. Independência, 75 - Centro Histórico)
Com um acervo composto por mais de 30 mil objetos, entre instrumentais médicos, indumentárias, imagens sacras, relógios, móveis e utensílios farmacêuticos, o museu vai apresentar, além dos itens históricos, duas exposições especiais: Vilões Vilões Violam Violentam Violas Violões, que faz um convite para a reflexão, ao mesmo tempo que celebra a memória e a poesia, na Sala Múltiplos Usos I; e A Última Invenção de Luciano Wieser, mostra performática do Grupo De Pernas pro Ar, na Sala Múltiplos Usos II. A instituição fechará mais cedo que as demais, à meia-noite.
Atrações:
- 19h15min - Show de Pedro Tagliani
- 20h - Show de Joaquim Velho Instrumental
- 21h - Show de Balaio de Palha
- 22h - Show de Carlos Badia e Grupo
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1.085 - Centro Histórico)
O público terá a oportunidade de conhecer o prédio histórico da Cinemateca Capitólio, projetado pelo arquiteto paulista Domingos Rocco para abrigar o Cine-Theatro Capitólio, ícone da Porto Alegre dos anos 1920 que funcionou até 1994, transformando-se em Cinemateca em 2015. Estará disponível para visita o vasto acervo da instituição, que reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional.
Atrações:
- 19h15min - Show de Irmãos Rocha!
- 20h30min - Projeção de trechos do filme Vento Norte com trilha sonora ao vivo, por Ângelo Primon e Oly Jr.
- 22h - Exibição do curta-metragem Vicious, de Rogério Brasil Ferrari, com atuação de Julio Reny
- 22h30min - Show de Julio Reny e os Irish Boys
- 23h30min - Sessão musicada de O Inferno, com trilha sonora ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist
Espaço Força e Luz
(Rua dos Andradas, 1.223 - Centro Histórico)
Atual sede do Museu da Eletricidade do RS e do Memorial Erico Verissimo, a instituição cultural abriga os acervos do antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Na Noite dos Museus, além dos itens históricos do espaço dedicado ao escritor gaúcho, que reúne correspondências, desenhos e manuscritos originais, o público poderá conferir duas exposições: Complete as Lacunas, mostra de Bruno Novaes para refletir sobre a diversidade de vozes, corpos e histórias que têm um lugar social em comum: a escola; e Watts e Volts, que reconta a história da energia elétrica por meio de itens como luminárias, maquinários e alguns dos primeiros eletrodomésticos do país.
Atrações:
- 19h - Show de Sexteto Blazz
- 20h - Show de Neuro Júnior e Lucas Fê
- 22h - Show de Rodrigo Maia
- 23h - Performance de Fernanda Copatti
Fábrica do Futuro
(Rua Câncio Gomes, 609 - Floresta)
Em parceria pensada especialmente para a Noite dos Museus, a Fábrica do Futuro vai receber uma exposição do Museu de Arte Contemporânea do RS. Trata-se da mostra As Mil Faces de Makunaima, criada por Mishta & Manatit, que une projeções audiovisuais imersivas para difundir a arte indígena de Jaider Esbell, por meio da animação das imagens digitalizadas de suas obras.
Atrações:
- 19h15min - Apresentação musico-literária com Richard Serraria
- 20h15min - Show de Jortacio e Eduardo Morlin
- 21h - Show de Dona Conceição
- 22h15 - Show de Bel_Medula
Farol Santander
(Rua 7 de Setembro, 1.028 - Centro Histórico)
O Farol apresentará ao público da Noite dos Museus duas exposições especiais: Observatório - Artur Lescher, com 28 obras do artista, entre elas as tradicionais instalações tridimensionais, que trazem um recorte da trajetória de Lescher utilizando materiais como latão, alumínio, aço inox, linha, granito e madeira; e ECOARt - Uma Viagem pelos Biomas do Brasil Através da Arte, que apresenta a diversidade da flora e dos biomas retratados por meio do olhar de diferentes fotógrafos brasileiros.
Atrações:
- 19h15min - Show de Cleômenes Junior
- 20h15min - Show de Marcelo Corsetti
- 21h15min - Show de Projeto Nó
- 22h15min - Show de Guitarras da Cidade
Galeria do Dmae
(Rua 24 de Outubro, 200 - Moinhos de Vento)
Em outra parceria promovida de forma exclusiva pela Noite dos Museus, a Galeria do Dmae vai abrir para o evento com uma mostra assinada pelo Instituto Goethe de Porto Alegre, criada especialmente para a ocasião. É a exposição Retrato de Família, com curadoria de Tiago Coelho, que apresenta mais de 20 fotografias e vídeos de artistas contemporâneos da cena local da cidade, retratando relações de parentesco e relações comunitárias, identitárias, afetivas e ancestrais. Além de conferir a exposição, o público poderá circular pelo Jardim do Dmae, um dos points paisagísticos mais bonitos da Capital.
Atrações:
- 19h15min - Show do Coro do Dmae
- 20h - Show de Inserções em Circuitos Ideológicos
- 21h - Show de Tonda y Combo
- 22h - Show de Lucas Brum Big Band
Instituto Ling
(Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras)
Marcando presença pela primeira vez na Noite dos Museus, o Instituto Ling, que chega como uma opção de visitação fora do eixo central, vai receber o público do evento até a meia-noite. Além de cinco atrações artísticas, com destaque para a competição de poesia falada Slam das Minas, a casa apresenta seu acervo permanente composto por 19 obras de arte contemporânea brasileira e duas exposições: Uma Experiência Compartilhada, mostra coletiva que reúne 30 obras produzidas nas mais variadas técnicas da gravura em metal, assinadas por 27 artistas de projeção nacional e internacional; e Ling Apresenta: Bruno Tamboreno, intervenção artística inédita criada pelo artista visual bajeense, desenvolvida em uma das paredes do centro cultural.
Atrações:
- 19h - Competição de poesia falada Slam das Minas RS
- 20h - Show de Miri Brock
- 21h - Show de Gustavo Telles & Os Escolhidos
- 22h - Show de Mari Kerber e Ale Ravanello
- 23h - Show de Tom Bloch
Memorial do Rio Grande do Sul
(Rua 7 de Setembro, 1.020 - Centro Histórico)
O Memorial do Rio Grande do Sul, como o nome já diz, é uma instituição dedicada à preservação da memória cultural do Estado. As mostras comumente apresentadas no espaço têm caráter regional, aos moldes das exposições que poderão ser visitadas durante a Noite dos Museus. São elas: Palmares Não É Só Um, São Milhares: 50 Anos do 20 de Novembro, comemorativa ao cinquentenário do Dia Nacional da Consciência Negra, com obras que valorizam a contribuição negra na formação do RS; e Kunhun Gá Jýkre - História e Memória das Retomadas Kaingang no Rio Grande do Sul, exposição com fotografias, textos e objetos sobre os Kaingang no Estado, além de desenhos da artista Kaingang Vera Lúcia Kaninhka da Rosa.
Atrações:
- 19h - Show do Grupo Teko Guarani
- 20h30min - Show de Lipsen
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Margs
(Praça da Alfândega, s/n° - Centro Histórico)
Atravessando a rua, o público poderá conferir a programação do Margs. A instituição vai apresentar três mostras durante o evento, sendo uma delas inédita. A novidade é a permanente Acervo em Movimento, dedicada à exibição do acervo da instituição em modelo de rotatividade de obras, que será reformulada especialmente para a Noite dos Museus. A ideia é que este novo formato dialogue com outra grande mostra da casa, Presença Negra no Margs, que propõe o debate e a reflexão racial sobre a presença e a representatividade de artistas negros no acervo do museu e no sistema da arte. Fecha o trio Guilherme Dable — Não um Tempo, mas um Lugar, exposição na qual o artista apresenta um recorte abrangente de sua produção e trajetória. Dable, aliás, também fará uma performance durante o evento.
Atrações:
- 20h30min - Performance de Guilherme Dable
- 22h - Show de Lipsen
Multiverso Experience - Cais Embarcadero
(Av. Mauá, 1.050 - Armazém A7 - Centro Histórico)
Novidade na Noite dos Museus e na cidade, o Multiverso Experience destoa das demais instituições que participam do evento. Não é exatamente um museu, mas uma experiência imersiva. Apesar disso, o espaço de dois mil metros quadrados guarda arte: 40 obras de Van Gogh e Monet, digitalizadas e projetadas em alta resolução pelas paredes, possibilitando ao público a sensação de estar dentro de uma pintura dos artistas. Completa a experiência o LiquidEffects, um espetáculo de efeitos audiovisuais que mistura cores em movimento e ambientação sonora. Entrada franca também, por ordem de chegada.
Museu da Brigada Militar
(Rua dos Andradas, 498 - Centro Histórico)
A instituição recebe o público da Noite dos Museus com a mostra Portões do Regimento do Caty, que resgata a história do primeiro quartel do Estado a ser construído de acordo com as modernas exigências da técnica de engenharia da época, em Santana do Livramento. Além disso, o espaço receberá um palco musical, montado à frente, com sete atrações que prometem embalar os transeuntes.
Atrações:
- 19h - Show da banda da Brigada Militar
- 19h30min - Show de Lux Sonora
- 20h - Show de Fofa Nobre
- 20h45min - Show de Instrumental Picumã
- 21h30min - Show de Fátima Gimenez
- 22h - Show de Jean Carlo Godoy Trio
- 23h - Show de Rafa 16 e Caco Velho Ensemble
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
(Rua dos Andradas, 959 - Centro Histórico)
Abrigo da história da comunicação social no Rio Grande do Sul, com acervo que engloba também o âmbito nacional, o espaço reúne uma série de documentos disponíveis para pesquisa, além de maquinário de imprensa, televisão, rádio, fotografia e cinema. Duas exposições poderão ser visitadas: Esquina da Comunicação, sobre o histórico de uma das mais tradicionais esquinas de Porto Alegre, formada pelo encontro da Rua dos Andradas com a Rua Caldas Júnior, onde fica o museu; e Paralelos, com curadoria da equipe do MuseCom, que apresenta ao público acervos preservados pela instituição dos séculos 19, 20 e 21 e aborda paralelos existentes ao longo da história da comunicação num contexto global.
Museu da UFRGS
(Av. Osvaldo Aranha, 277 - Bom Fim)
Criado para difundir e valorizar o patrimônio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de forma multidisciplinar, o museu reúne um acervo de fotos, documentos e objetos tridimensionais. Na Noite dos Museus, apresenta ainda as mostras Museu e Universidade: Trajetórias que Criam Conexões, que conta a trajetória do próprio museu e da UFRGS, relembrando momentos marcantes e celebrando encontros, parcerias e experiências vividas; e Cidade e Universidade, que apresenta transformações urbanas dos anos 1890 a 1930 e o surgimento dos primeiros cursos superiores em Porto Alegre.
Atrações:
- 19h30min - Show de Lucas Brum Trio
- 20h30min - Show As Aventuras
- 21h30min - Show de Matheu Corrêa
- 23h - Show de Naddo Entre Gigantes
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
(Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Um dos points mais queridos pelos porto-alegrenses, o museu de arquitetura portuguesa — e seu convidativo jardim — estará aberto para receber o público da Noite dos Museus com três exposições, além do acervo histórico formado por mais de 1,3 mil objetos. As mostras são: O Solar que virou Museu – Memórias e Histórias, em que são exploradas as transformações sofridas pela edificação; Nomeando Caminhos: A Cidade por Suas Ruas, que apresenta fragmentos da história da cidade por meio dos logradouros; e Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre, exposição que percorre a cidade por meio das lendas que povoam e formam o seu imaginário.
Atrações:
- 19h15min - Show de Bate & Sopra
- 20h15min - Show de Desagravo
- 21h - Show de Luana Fernandes
- 22h - Show de Farabute
Museu Julio de Castilhos
(Rua Duque de Caxias, 1.205 - Centro Histórico)
O mais antigo museu do Rio Grande do Sul, criado em 1903, abre as portas com três exposições de temas diversificados na Noite dos Museus. Uma delas é a recém-inaugurada Passeio, alusiva aos 250 anos de Porto Alegre, que apresenta ao visitante cenas de vários momentos da cidade associadas a peças que remetem ao hábito de passear pelas ruas da capital gaúcha. Há também a exposição Memória e Resistência, que exibe 97 peças representativas do povo indígena, com destaque para as esculturas missioneiras, e Narrativas do Feminino, que expõe diferentes perspectivas de mulheres de meados dos séculos 19 e 20.
Atrações:
- 19h30min - Show de Paulinho Cardoso Quarteto
- 20h30min - Show de Felipe Azevedo e Trio
- 21h30min - Show de Pedro Cassel
- 22h30min - Show de Gelson Oliveira
Museu Militar do Comando Militar do Sul
(Rua dos Andradas, 630 - Centro Histórico)
O espaço, inaugurado em 1999, apresentará sua exposição permanente composta por diversos acervos militares, desde viaturas blindadas até réplicas com dioramas que buscam aproximar o público ao ambiente militar.
Atração:
- 19h15min - Show do Grupo de Percussão da APAE Porto Alegre
Palácio Piratini
(Praça Mal. Deodoro, s/n° - Centro Histórico)
Casa do governador, o Piratini estará aberto ao público durante a Noite dos Museus para visitação da Ala Governamental, que inclui os dois principais salões do palácio, Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, com pinturas do italiano Aldo Locatelli e outras peças do acervo histórico do Piratini.
Pinacoteca Aldo Locatelli - Paço Municipal
(Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico)
Hoje localizada dentro do Paço Municipal, a Pinacoteca Aldo Locatelli reúne obras de importantes artistas gaúchos, como João Fahrion, Libindo Ferrás, Henrique Fuhro, Vasco Prado, Pedro Weingärtner e Carlos Scliar, entre outros, além de trabalhos assinados por nomes nacionais e internacionais que passaram por Porto Alegre. Duas exposições poderão ser visitadas na Noite dos Museus: Francis Pelichek: Um Moderno Boêmio em Porto Alegre, exposição comemorativa ao centenário da chegada em Porto Alegre, em 1922, do desenhista e pintor tcheco Francis Pelichek; e Portoalegrismo: A Soma de Todos os Bairrismos, mostra composta por obras elaboradas por tapeceiras do estúdio Maria Rita Caminhos Culturais, que oferece uma visão singular sobre a cidade a partir da perspectiva de pertencimento, com curadoria de Maria Rita Webster e a coordenação técnica de Dinorá Bohrer Silva.
Atração:
- 19h - Cortejo musical com Candombe POA
Pinacoteca Ruben Berta
(Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico)
Originada a partir de coleção reunida pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand e posteriormente doada à prefeitura, a Pinacoteca Ruben Berta oferece ao público a possibilidade de contemplar um acervo renomado, com obras de nomes como Portinari, Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Lasar Segall e outros artistas de relevância nacional. Para a Noite dos Museus, a instituição preparou a exposição Existências Ocultas - Políticas de Legitimação na Pinacoteca Ruben Berta, sob a curadoria do pesquisador Nei Vargas, que trabalha em cima deste acervo vasto, valorizando itens da coleção que raramente foram expostos ao longo da história do museu.
Atrações:
- 19h15min - Show de Ricardo Silvestrin
- 20h - Performance sonora e visual Ruído Ancestral
- 21h - Performance musical Infusion Guitar Project
- 22h - Show de Gil Jazz Trio
Planetário da UFRGS
(Av. Ipiranga, 2.000 - Santana)
Atração para crianças e adultos, o Planetário apresenta, na Noite dos Museus, sua exposição científica sobre os planetas, projeções astronômicas e uma série de atrações culturais, incluindo o show da banda Os Replicantes.
Atrações:
- 19h15min - Show com Paradise Sessions
- 21h - Show com Carrossel Diabólico
- 22h30min - Show com Os Replicantes
- 23h - Discotecagem com DJ Chernobyl
Palco Praça da Alfândega
(Entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul)
Uma das grandes atrações da edição deste ano é o palco montado na Praça da Alfândega, que passará a ser ocupada em maior extensão pelo evento, adentrando a Avenida Sepúlveda da Praça até o Muro da Mauá com food trucks. O palco, que estará próximo ao Margs e ao Memorial do Rio Grande do Sul, vai receber diversas atrações para animar o público que costuma lotar o local, com destaque para a argentina Barbarita Palacios, primeira atração internacional da Noite dos Museus.
Atrações:
- 19h30min - Performance da Imperadores do Samba
- 20h - Performance Fakecina, de Alexandre de Nadal
- 21h - Show conjunto de As Tubas e 50 Tons de Pretas
- 22h15min- Show de Gelpi
- 23h30min - Show internacional de Barbarita Palacios