Reabrem nesta terça-feira (4) dois importantes equipamentos culturais de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu Julio de Castilhos. As instituições estavam fechadas desde o fim de fevereiro, quando o governo Eduardo Leite colocou o Estado na bandeira preta.
Por enquanto, as visitações irão ocorrer somente com agendamento prévio e restritas a pequenos grupos. Tanto na Casa de Cultura quanto no Museu Julio de Castilhos, será obrigatório o uso de máscara e a adoção de distanciamento social pelo público. Confira a seguir mais detalhes sobre as reaberturas:
Casa de Cultura Mario Quintana
Na Casa de Cultura Mario Quintana, as visitas serão realizadas de segunda a sexta, das 10h às 18h, e podem ser agendadas pelo e-mail visitaccmq@gmail.com. Cada visitação terá a duração de uma hora e limite de 10 pessoas, com opção de passeio guiado em português, inglês ou espanhol. As salas também contam com serviço de audiodescrição via QR Code.
Além dos espaços expositivos inaugurados em janeiro, quando reabriu pela primeira vez, a Casa de Cultura conta agora com a Vitrine CCMQ, uma loja situada no térreo. A cada dois meses, o espaço será ocupado por artistas locais selecionados por meio de um edital da Secretaria da Cultura do Estado — no momento, o grupo de artesanato indígena Mbyá-Guarani, Complô Cunhã, está expondo suas produções.
Outra novidade é a exposição Arte Contemporânea.RS nas galerias do MACRS, no sexto andar. A mostra coletiva conta com mais de 70 obras em diferentes suportes provenientes do acervo do museu, sob curadoria de Maria Amélia Bulhões.
Quem não visita a Casa de Cultura desde o ano passado também irá deparar com duas novas salas em homenagem à instituição e ao poeta que dá nome a ela, no segundo andar. Também foram inaugurados o Espaço Maria Lídia Magliani, no átrio de acesso ao Jardim Lutzenberger, no quinto andar; a sala de música Radamés Gnattali, no quarto andar, e a instalação Esqueleto no Armário, da artista visual Manoela Cavalinho, no térreo.
Museu Julio de Castilhos
Localizado na Rua Duque de Caxias, 1.205, o Museu Julio de Castilhos reabrirá nesta terça com uma exposição nova. Trata-se de As Incríveis Tecnologias dos Séculos 19 e 20, que irá reunir equipamentos antigos como televisões, secadores de cabelo, chuveiros a carvão e máquinas de escrever. Durante a visita, o público poderá datilografar em um equipamento da década de 1990. O museu também reconfigurou o Gabinete de Julio de Castilhos com recursos digitais, obtidos a partir da Lei Aldir Blanc.
A visitação ocorre de terça a sábado, das 10h às 17h, com agendamento online, pelo e-mail museujuliodecastilhos@gmail.com, ou presencial, na recepção do museu. Poderão visitar grupos de até seis pessoas por vez, com distanciamento de dois metros e aferição de temperatura na entrada.