Imaginação livre e esperança de um mundo novo se cruzam no Festival Arte Salva, que começa neste fim de semana em Porto Alegre, na Fábrica São Geraldo. O evento online busca eleger um entre 12 artistas plásticos para a confecção de um mural-fachada em uma escola localizada na região do 4º Distrito da Capital. A primeira seletiva, com quatro competidores, ocorre neste sábado (17), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e no site festivalartesalva.com.br.
Em cada disputa, os artistas devem produzir uma tela de 100x70cm em 50 minutos. Enquanto isso, uma banda faz uma apresentação musical. Tudo pode ser acompanhado pela live e, após o fim do tempo de produção, o público poderá eleger a melhor composição em enquete no site oficial. Na próxima quarta-feira (21), o vencedor da prova é definido com o encerramento da votação.
Serão três classificatórias, com a realização de uma final com os três melhores em novembro. As disputas ocorrem todos os sábados, até o dia 7 de novembro. O campeão será conhecido uma semana depois e, até dezembro, deverá produzir o painel da Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca Diva Pereira de Souza. Todos os quadros produzidos ao longo da disputa serão vendidos, com verba destinada a uma instituição de caridade.
Inspirado no conceito do Art Battle, iniciado no Canadá há 15 anos, o festival tem a missão de apresentar diferentes vozes das artes em um mesmo evento. Idealizado por Vinicius Amorim, proprietário da Fábrica São Geraldo, que abriga todas as etapas, o concurso busca mesclar diferentes estilos, técnicas e perfis.
— Sempre nos preocupamos em trazer mulheres e artistas negros e estamos sempre muito abertos a essa democracia da arte. Temos desde o mais clássico, aquele com pincel, ao moderno, com spray. O mais importante é apresentar diversidade para o público — reforça Amorim, que organiza batalhas artísticas no mesmo modelo há mais de quatro anos em Porto Alegre.
Técnica
A primeira noite do Festival Arte Salva será protagonizada pelas produções de Tiago Berao, Jackson Brum, Mari Castello e Fabio Varela. Enquanto realizam suas composições, a banda Tributo a Tim Maia fará uma performance.
Natural de Porto Alegre e graduado em Design Visual pela ESPM, Berao tem mais de 10 anos de experiência nas artes visuais, com desenhos, pinturas e murais. Sua produção artística aposta na abundância natural da Terra e na coexistência humana, temáticas que devem ser transpostas para sua obra no Arte Salva.
— Gosto de chegar na hora com um plano e trabalhar com algo que já exista pelo menos na imaginação, já que é tudo muito rápido. O tempo é o que me deixa mais ansioso — afirma Berao, que deve apostar em uma tela com spray e tinta acrílico.
Conforme o manifesto divulgado pela organização do evento, “em tempos difíceis, como o que vivemos, é urgente convocar a arte para transformar o ordinário em extraordinário”.
— Queremos dar voz ao público, com a população definindo de uma forma democrática quem vai pintar esse mural. É um presente que esses artistas estão dando para a cidade. A arte está reclusa com esses tempos, então temos que unir todos através dela — diz Amorim.