Um evento que ocorre apenas por uma noite em Porto Alegre agora poderá ser explorado nos outros 364 dias do ano. O projeto Noite dos Museus lança nesta sexta-feira (14) uma plataforma online para aproximar as pessoas da cultura sem que ninguém precise sair de casa — e tudo de forma gratuita.
Por meio do site noitedosmuseus.com.br, o público poderá ter acesso a conteúdos exclusivos, como podcasts, e-books, reportagens, entrevistas e até shows, incentivando a cultura local em diferentes áreas, como música, artes, teatro, literatura e novas tendências.
— Há muito tempo que a gente tem procurando formas para que a Noite dos Museus fosse mais do que um evento. A gente sentia falta do que fazer no restante do ano, porque tudo se concentra em uma única noite — explica Rodrigo Nascimento, idealizador do projeto, a GaúchaZH.
A peregrinação em museus da Capital juntando apresentações musicais, performances e gastronomia, não foi possível ser feita em maio deste ano, como inicialmente programado, por conta da pandemia. Além de envolver aglomerações (105 mil pessoas participaram do evento em 2019), museus e centros culturais permanecem fechados.
Daí veio a ideia do portal online: abrir a possibilidade da vivência de atividades culturais mesmo com as restrições.
— A plataforma é basicamente uma "Netflix da vida". Permite que você assista e consuma os conteúdos na TV, no celular, no tablet. Haverá conteúdos de terceiros, como artistas, e próprios, como aulas e workshops, para mover conexões e encontros — conta Nascimento.
Entre as novidades, está o podcast Entenda. Na primeira edição, a pesquisadora e curadora Izis Abreu fala sobre a representatividade negra nas artes. Na seção Som na Caixa, o portal oferece uma playlist especial de sons de mulheres selecionada pela musicista e professora Biba Meira. Semanalmente, os conteúdos serão atualizados. A plataforma também abre as portas para visitação em 12 museus pelo mundo, no tour virtual já disponível pelo Google.
Edição híbrida
As atualizações e novidades sobre a próxima edição da Noite dos Museus, marcada para o dia 21 de novembro, também serão colocadas no novo espaço virtual. Detalhes de como será o evento ainda não foram divulgados, mas Rodrigo Nascimento adianta que será uma mistura do presencial com o virtual.
— Será uma edição híbrida, misturando um pouco do ambiente físico com o digital, sem promover aglomerações. Vamos ter apresentações musicais, performances, mas também vamos aproveitar essa plataforma digital para promover o evento — revelou.
A ideia é que a plataforma digital da Noite dos Museus permaneça no ar mesmo com a realização física do evento. Para Nascimento, gerar conteúdos culturais também é uma forma de ajudar o setor, fortemente afetado em 2020.
— Precisamos estimular esse espírito coletivo, de colaboração. Criar uma forma de gerar conteúdo que talvez também gere alguma fonte de renda para os artistas, para os museus, para toda a cadeia. Afinal, a produção de conteúdos audiovisuais envolve profissionais — disse o idealizador da Noite dos Museus e CEO do portal.