Tradicionalmente realizada em maio, a Noite dos Museus foi adiada para o dia 21 de novembro por conta da pandemia de coronavírus. Para suprir a ausência da quinta edição do evento, a organização anunciou nesta quinta-feira (30) o lançamento de uma plataforma digital e de um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais.
O Instituto Noite dos Museus será lançado em maio, durante a Semana dos Museus (18 a 24 de maio), período em que o evento deveria ocorrer. A finalidade dele será promover cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Uma sede no Quarto Distrito de Porto Alegre deve ser aberta até o final do ano, assim que a retomada das atividades não-essenciais for permitida. Já a plataforma digital está prevista para entrar no ar ainda no primeiro semestre deste ano. No portal, a organização do evento deve incluir conteúdos exclusivos, como podcasts sobre diferentes temas, e-books, reportagens, matérias sobre arte e cultura, bem como entrevistas com figuras destacadas do ambiente artístico-cultural, além de um espaço especial para conectar o público que já foi ao evento com quem planeja ir pela primeira vez.
"Nosso foco continua sendo o fomento da cultura, principalmente o cenário local, e criar novas conexões e experiências, mesmo de longe. Com uma plataforma contínua de divulgação da produção artística e da arte em geral, vamos manter a chama do Noite dos Museus viva até que a gente possa se reencontrar, com segurança, nos espaços públicos”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do projeto, em nota.
Já a quinta edição da Noite dos Museus deve contar com novidades no tour cultural, como a Cinemateca Capitólio e o Paço Municipal de Porto Alegre, além de movimentar locais a céu aberto, como a Praça da Alfândega. No comunicado, a organização destaca que o evento só será realizado quando for seguro para todos os envolvidos.
“Estamos atentos e acompanhando o desenrolar da crise gerada pela pandemia de covid-19, bem como estudando as orientações e as medidas que vêm sendo tomadas diariamente pelo Ministério da Saúde e pelos governos estaduais e municipais. Seguimos trabalhando com tempo e planejamento, organizados para oferecer toda a estrutura que um evento como esse precisa", ressalta Nascimento.