A prefeitura de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, transformou uma iniciativa anônima em ação para engajar a comunidade na prevenção ao coronavírus. Por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, estão sendo divulgadas imagens do Monumento do Cooperativismo, um dos principais da cidade, com suas estátuas cobertas por máscaras cirúrgicas.
Segundo Marcelo Moura, um dos responsáveis pela ação, não há registro de quem foi a primeira pessoa a colocar máscaras no monumento.
— Foi uma ação urbana espontânea. Desconhecemos a origem. Um médico da Secretaria de Saúde viu que isso estava acontecendo e resolveu registrar. Levou mais máscaras para o monumento, para poder tapar o rosto de todas as estátuas, e convidou um fotógrafo para fazer um ensaio — conta Moura, assessor de imprensa da prefeitura.
O médico Gregor Hermann e o fotógrafo Mauro Stoffel foram os responsáveis pelos registros, que agora Moura tem encaminhado para os principais meios de comunicação do Estado.
— As fotos ficaram muito boas, e registram uma ação que partiu da comunidade. Por isso, é um conteúdo ótimo para chamar a atenção das pessoas e despertá-las para as atitudes de prevenção ao coronavírus — avalia Moura.