A atriz Regina Duarte, que na semana passada aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga de secretária da Cultura, publicou imagens da obra de um artista gaúcho em seu Instagram neste domingo (2). Ela postou imagens do livro Scheffel por Ele Mesmo, autobiografia do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, com dezenas de imagens. "Um pintor que até sexta passada eu desconhecia e de quem agora sou Fã!!! Extraordinário!", escreveu. Natural de Campo Bom, Scheffel morreu em 2015, aos 87 anos, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Filho de um descendente de imigrantes alemães que sustentava a família como sapateiro e barbeiro, desde cedo Scheffel queria ser artista. Passou boa parte de sua vida adulta em Florença. Na cidade italiana em que cada lugar transborda arte e história, ele desenvolveu sua carreira estudando com grandes mestres e vendo de perto o legado dos gigantes renascentistas. Teve uma produção de grande afinidade com a arte antiga.
Fez desenhos, esculturas, mas principalmente pinturas de temas e gêneros figurativos, em técnicas como afresco e óleo. Nunca se concentrou em uma escola ou movimento: transitou por diversas correntes, plasmando em sua obra influências diversas, como barroco, romantismo, realismo e simbolismo. Essas referências, ao mesmo tempo em que lhe conferiram um caráter passadista, também o mantiveram afastado das vanguardas, grupos e manifestos artísticos que agitaram a primeira metade do século 20, no Brasil e no mundo.
Regina Duarte não foi a primeira autoridade de Brasília que se encantou com a obra de Scheffel. Em 2015, a colunista Rosane de Oliveira contou que bastou Dilma Rousseff bater o olho na capa desse mesmo livro, com a reprodução de um quadro batizado Hamburgo Velho – um amplo óleo sobre tela medindo 2,9 metros de largura por 1,3 metro de altura –, para a então presidente da República se impressionar com o talento do pintor.
Dilma fez questão de ligar para Scheffel e dar pessoalmente a notícia do tombamento pelo Iphan da área em que está a Fundação que leva o nome do artista, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.