Após fazer uma série de mudanças em uma montagem de fotos reunindo artistas que estariam apoiando sua decisão de assumir a Secretaria Especial de Cultura, Regina Duarte apagou a postagem neste sábado (1º). Parte das personalidades reclamou de ter sido mencionada pela atriz e, consequentemente, vinculada ao governo Jair Bolsonaro.
"(...) Vou tirar o post com artistas (...) Meu desejo de pacificar, de unificar a classe artística, já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que a polarização reinante possa ser vencida", escreveu Regina.
Entre os artistas que reprovaram o gesto da colega estão Luiz Fernando Guimarães, Maitê Proença, Carolina Ferraz e Carla Daniel. Maitê foi uma das mais incisivas, segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
A atriz escreveu que "não gostou" de ter sido usada na montagem que dá a entender que ela apoia o governo. Afirmou ainda que "não aprova o governo", mas que "apoiará até a morte o direito de quem pensa diferente".
Luiz Fernando Guimarães também usou as redes sociais para explicar o ocorrido. "Oi querida, houve um mal-entendido quando a parabenizei pelo novo projeto, pois conheço sua garra e confio que fará um belo trabalho. Porém, não apoio nem concordo com o governo atual e gostaria que também retirasse minha imagem dessas postagens, que foi veiculada sem minha autorização. Boa sorte, e agradeço a compreensão", escreveu o ator em comentário na postagem da atriz.
Já a atriz Carla Daniel escreveu: "Regina, vamos deixar clara uma coisa com todo carinho. Apoiei sua coragem e seu amor à cultura. Não compactuo com esse governo e nem com o anterior. Torço pela sua gestão".
Na sexta-feira (31), Regina havia publicado uma montagem semelhante em seu Instagram, na qual aparecia uma foto de Carolina Ferraz. A atriz, contudo, pediu à colega que a imagem fosse retirada do ar.
Em áudio enviado à colega pelo WhatsApp, segundo a Folha de S.Paulo, Carolina disse: "Regina, não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né".
"Realmente, torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística. Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro, e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro", completou a atriz.
Regina aceitou o convite para o cargo no governo na quarta-feira (29), depois de três reuniões com Bolsonaro. Desde então, vem usando as rede sociais para comemorar a nova etapa profissional e demonstrar apoio ao presidente.