Depois de uma terceira reunião com o presidente Jair Bolsonaro, a atriz Regina Duarte aceitou o convite para ser Secretária de Cultura do governo. A informação foi feita à reportagem do jornal Folha de S.Paulo por auxiliares do presidente. A atriz será anunciada após acertar questões contratuais com a TV Globo.
Na sequência, o Ministério do Turismo, pasta à qual Cultura é subordinada, divulgou uma nota confirmando a atriz no cargo. "Regina Duarte é a nova secretária Especial da Cultura. O convite feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi aceito nesta quarta-feira (29). Desta forma, a atriz passa a responder pela secretaria responsável pelo desenvolvimento das políticas culturais do país."
Em comunicado, o Palácio do Planalto usou uma analogia a casamento para tratar do tema, mas disse apenas que havia um avanço em nova fase de noivado entre a artista e o presidente. "O presidente Jair Bolsonaro esteve na tarde desta quarta-feira, 29, com a atriz Regina Duarte, no Palácio do Planalto. Ambos consideram, neste momento, o avanço de uma nova fase do noivado, com trâmites preparatórios oficiais para o casamento", diz nota oficial da Presidência da República.
Ao chegar ao Palácio da Alvorada na noite desta quarta, Bolsonaro também fez suspense.
—Estamos na fase dos proclamas — disse, brincando com jornalistas se eles conheciam a terminologia, usada para a fase de entrada de documentos em um cartório para o casamento no civil.
—Está tudo certo, está caminhando, ela está acertando as questões pessoais dela — afirmou, completando que ainda não há prazo para que Regina assuma o cargo.
Após "noivado" com o governo Bolsonaro, Regina assume a cadeira deixada por Roberto Alvim, demitido por ter copiado frases de Joseph Goebbels, ministro de Hitler na Alemanha nazista, em um vídeo no qual anunciava um edital suspenso por ordem do governo.
Além de Bolsonaro, Regina se reuniu nesta quarta com os ministros Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).
"Trata-se de um reforço do mais alto nível para compor o time do governo federal. Turismo e Cultura são atividades com uma forte sinergia que mostram ao mundo o que o Brasil tem de melhor, além de terem um alto potencial de geração de emprego e renda em nosso país e é sob essa perspectiva que trabalharemos fortemente e tendo essa importante parceira em nossa equipe", diz nota assinada pelo ministro do Turismo.
Ao chegar ao Planalto, Regina brincou com os jornalistas que precisaria muito da imprensa, qualquer que fosse o desfecho da conversa.
— Vou precisar de vocês, hein? O país é todos nós. Eu só acho que eu vou precisar de vocês para o sim, para o não, para o talvez. Ih, rimou, né? —brincou.
A atriz disse ainda estar entusiasmada com Brasília, cidade que disse amar.
— Se tivesse um filho pequeno ia querer criar aqui, cidade maravilhosa — respondeu ao ser questionada sobre o que acha da capital federal.