"Nova arte no forno", anunciou Flavio Bolsonaro, 38 anos, na noite desta quarta-feira (23), ao compartilhar a imagem de um quadro inacabado de Romero Britto, 56, com a figura do presidente da República, pai do senador. O retrato apresenta Jair Bolsonaro com a faixa presidencial, à frente de uma bandeira do Brasil e teria sido flagrado em uma visita de Flavio ao ateliê de Britto — definido como "fenômeno e orgulho brasileiro", pelo político.
Artista plástico pernambucano, Britto vive há anos em Miami, nos Estados Unidos. Apesar das controvérsias envolvendo suas obras, ora criticadas por seu apelo comercial ou mesmo estética, o pintor é reconhecido como um expoente do Brasil no restante do mundo. No meio político, ele já fez retratos de figuras internacionais, como George W. Bush e o casal Barack e Michelle Obama, e nacionais, como a ex-presidente Dilma Rousseff.
Atualmente, Britto está participando do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ele não comentou a obra, mas, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo afirmou que torce pelo desenvolvimento da cultura no Brasil.
— Eu realmente espero que a cultura no Brasil envolva mais e mais. É a esperança de todo mundo, porque a cultura é muito importante, assim como a educação.