Arte para pensar o tempo presente
Considerada o "mal do século", a ansiedade pode ser descrita como a dificuldade de se concentrar no presente. Se depender da Fundação Vera Chaves Barcellos, o antídoto pode estar na arte. Em cartaz na sala que a instituição mantém em Viamão, a exposição Eu Estou Aqui Agora traz diferentes visões artísticas sobre a "presença" e o "tempo presente". É possível visitar a mostra durante a semana e no próximo sábado (14/12), quando a instituição abrirá para o lançamento do catálogo.
Com curadoria de Elaine Tedesco e Luisa Kiefer, Eu Estou Aqui Agora reúne mais de 30 trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros do acervo da instituição e também convidados. Há fotografias, videoarte, instalações, pinturas, desenhos e esculturas.
A exposição é aberta por um registro da performance Momento Vital, realizada em 1979 por Vera Chaves Barcellos. Sentada em uma cadeira, a artista leu repetidamente, como um mantra, o enunciado "Eu estou aqui presente agora". Outro trabalho importante é Camas Around the World, de Regina Vater, série de fotografias da década de 1970 que mostram leitos vazios com vestígios dos corpos que deitaram sobre eles. Já Patricio Farías exibe Autorretrato (2000), instalação que consiste num confessionário onde se ouve murmúrios.
A mostra conta ainda com obras de 3NÓS3, Alexandre Copês, Antoni Muntadas, Camila Leichter, Dione Veiga Vieira, Domènec, Fernanda Gassen, Glaucis de Morais, Heloísa Schneiders da Silva, Lenora de Barros, Lia Menna Barreto, Marilá Dardot, Mario Ramiro, Marlies Ritter, Marina Camargo, Milton Kurtz, Patrícia Francisco e Samy Sfoggia.
Eu Estou Aqui Agora
- Lançamento de catálogo e encerramento da exposição no sábado, das 14h às 17h.
- Sala dos Pomares da FVCB (Av. Senador Salgado Filho, 8.450 – Parada 54, em Viamão).
- Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e sábado, das 14h às 17h. Entrada Gratuita.
- Transporte: tara o evento de abertura, a FVCB disponibilizará ônibus gratuito, com saída às 14h, em frente ao Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº). Inscrições pelo e-mail info@fvcb.com ou nos telefones (51) 981021059 e (51) 32281445. Mais informações: facebook.com/fvcbarcellos.
- No sábado, o catálogo será vendido por R$ 20 (valor promocional).
Beatriz Susin no MACRS
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugura a exposição Pacto da Terra – As Paisagens de Beatriz Balen Susin, nesta terça-feira (10/12), às 19h. Segundo o crítico Paulo Gomes, a série de pinturas é caracterizada por paisagens em formato quadrado onde as cores são protagonistas. As cenas foram pintadas a partir de fotografias feitas pela artista em suas viagens pelo Rio Grande do Sul e refletem sua preocupação com questões ecológicas.
O MACRS fica no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) e pode ser visitado de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A mostra fica em cartaz até 12/1.
Relações entre imagem e literatura em debate
O ciclo de palestras Arredores da Imagem: Zona de Investigações Poéticas, iniciativa vinculada à Faced/UFRGS que ao longo do ano levou convidados ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul para discutir a noção de imagem, será encerrado com um encontro nesta terça-feira (10/12), às 17h, no Margs (Praça da Alfândega, s/n°). A escritora Vanessa Silla e o músico e escritor Cláudio Levitan, autores do livro A Avoada e o Distraído (2019), são os convidados para debater o tema "Literatura é Imagem". A entrada é gratuita e os lugares serão preenchidos por ordem de chegada.
Camila Elis estreia na Mamute
A Galeria de Arte Mamute (Rua Caldas Júnior, 375) apresenta a jovem artista Camila Elis com a exposição Da Alma, e as Coisas Suspensas, sua primeira individual. O conjunto de obras em pintura a óleo sobre linho e papel partiu do arrebatamento de Camila pelos afrescos de Rafael sobre o mito de Psiquê e Eros. Segundo a curadora Bruna Fetter, a mostra fala de amor, e Camila construiu "uma perspectiva visual abstrata do sentimento". A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 13h às 17h, até 20/12. E nesta sexta-feira (13/12), às 17h, a galeria convida o público para a estreia do projeto Bay Window, com obras de Patrícia Francisco, que também fará a performance Procissão de Pretos Velhos: Da Galeria Mamute à Igreja do Rosário.