As duas maiores personagens dos quadrinhos da América Latina se encontram em uma charge do desenhista carioca Nando Motta, que repercutiu na internet a partir desta segunda-feira (28). Na imagem, Mônica, a líder da turminha de Mauricio de Sousa, ganha um abraço de Mafalda, a menina questionadora do argentino Quino.
Mônica também ouve este conselho da vizinha: "Mejorará ("melhorará", na tradução em português)".
A mensagem é uma visão positiva de Nando Motta sobre a vitória de Alberto Fernández nas eleições presidenciais na Argentina, derrotando o atual presidente Mauricio Macri, ligado à direita.
Contatada pela reportagem, a Mauricio de Sousa Produções disse que o desenho reflete somente a opinião do autor que o realizou.
Posicionado à esquerda, Nando Motta visualizou, na vitória de Fernández, um sinal de mudança política também no Brasil. Por isso Mafalda faz um agrado em Mônica, passando um recado esperançoso.
— A Mafalda já tem essa conotação política. O Quino é super politizado. E a Mônica é a personagem mais icônica do Brasil — explicou o artista por telefone.
Ele não esperava que a charge chamasse a atenção. Quando publicou o desenho no Instagram, tinha cerca de mil seguidores; agora, já passou dos seis mil.
— Achei até que tinha sido uma charge infantil. Pensei: será que o pessoal vai achar bobo? Minha intenção era passar uma mensagem de carinho.