A educadora e escritora gaúcha Ana Paula Sefton, doutora em Sociologia na Educação pela Universidade de São Paulo (USP), lançou em outubro passado dois livros voltados ao público infantojuvenil: Meninas Incríveis e O Pato que Descobriu Quem Era.
O primeiro tem origem numa coletânea de histórias criadas por Ana Paula reunidas na página virtual Meninas Incríveis. Sua proposta era juntar relatos de crianças que superaram obstáculos impostos por conta de seu gênero, o feminino.
Após curadoria e adaptação textual de Ana, 15 dessas histórias estão publicadas no livro Meninas Incríveis. Raíssa Müller, de Novo Hamburgo, abre a coletânea narrando seu envolvimento com a ciência, que começou quando ela beirava os 11 anos. Outras oito gaúchas dividem espaço com seis gurias de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, que encararam imposições de gênero em relação a, por exemplo, vestuário, esporte, música, autoaceitação.
– A leitura desse livro não está direcionada só a meninas e tampouco apenas a crianças. É para todos questionarem suas práticas do dia a dia – explica Ana, que desde 2014 planejava trabalhar com literatura infantojuvenil e estreou como escritora mesclando os debates teóricos que absorveu na pós-graduação com as vivências práticas do dia a dia.
Além das histórias, o livro conta com ilustrações das 15 meninas. As artes são assinadas por Aline Casassa, Carolina Azambuja, Daniel Wu e Felipe Tonoli.
A publicação, sem fins lucrativos, pode ser adquirida no site da Pólen Livros, a R$ 26. Para cada exemplar comprado, outro será doado.
Já em O Pato que Descobriu Quem Era, Ana Paula conta, com apoio das ilustrações de Aline Casassa, as aventuras de autoconhecimento de uma ave. A história começa quando o pato Fred descobre que foi ensinado erroneamente sobre sua espécie e se identifica como a marreca Frida.
– O pano de fundo é a autoaceitação, poder se transformar e redescobrir, além de trazer a questão do acolhimento e da diversidade – esclarece Ana.
Segundo a autora, a história não teve a intenção de abordar questões de transexualidade. Contudo, ela conta que há releituras de pessoas trans se identificando com a trajetória de Frida. O Pato que Descobriu Quem Era está à venda pelo site da paulista Pólen Livros por R$ 44.
* Produzido por Évilin Matos