O pânico provocado por atiradores que invadem escolas e entram nas salas de aula com o intuito de provocar mortes costuma render roteiros na ficção. Nesta quarta-feira (13), dois jovens encapuzados entraram em uma instituição de ensino na cidade de Suzano, na Grande São Paulo, e fizeram oito vítimas, entra elas cinco adolescentes. Em seguida, os dois assassinos — um de 17 anos e outro de 25 — cometeram suicídio, reencenando uma tragédia que já serviu de tema para filmes, livros e até músicas.
Confira algumas histórias:
Tiros em Columbine (2002)
Ao documentar a fascinação dos americanos por armas de fogo, o diretor Michael Moore visita pequenas cidades dos Estados Unidos nas quais boa parte dos moradores mantêm munição em casa e recorda a tragédia de Littleton, no Colorado, onde dois adolescentes mataram 14 estudantes e um professor no colégio Columbine, em 1999. Depois da chacina, os jovens se suicidaram.
Elefante (2003)
Dirigido por Gus Van Sant, o filme retrata a mesma tragédia de Columbine — desta vez em linguagem ficcional. O filme mostra situações de bullying que marcavam o cotidiano dos estudantes e como os dois assassinos em questão foram, muitas vezes, ignorados e mesmo desprezados.
Precisamos Falar Sobre o Kevin
Sem inspiração real, o livro — que depois virou filme, Precisamos Falar Sobre o Kevin (2012) — retrata as reflexões de uma mãe que se pergunta sobre suas responsabilidades em relação ao filho, que comete uma chacina na escola onde estuda, usando arco e flecha. Não satisfeito, ainda mata o pai e a irmã.
Jeremy (1991)
A música da banda Pearl Jam é baseada em duas histórias reais: a primeira, uma notícia veiculada em um jornal sobre um garoto chamado Jeremy, que cometeu suicídio na frente da sua turma, em 1991; a segunda tem inspiração num colega do vocalista Eddie Vedder, que atirou em seus companheiros de escola. "Me lembro claramente/ da perseguição ao garoto/ Parecia uma sacanagem inofensiva/ Mas nós libertamos um leão", diz parte da letra.
Pumped up Kicks (2010)
Assim como Jeremy, a música da banda Foster the People retrata os pensamentos homicidas de um jovem. "Ele encontrou uma espingarda/ No armário do seu pai, escondida numa caixa de coisas divertidas/ E eu não sei o que aconteceu/ Mas ele está vindo atrás de você, é, ele está vindo atrás de você/ Todas as outras crianças com seus tênis caros/ É melhor vocês correrem mais rápido que minha bala", diz a letra. A música chegou a ser retirada do repertório de uma rádio de Los Angeles após o massacre em uma escola da cidade de Newtown, em Connecticut, em 2012.