Nesta vista aérea do centro de Porto Alegre, obtida no ano de 1950, podemos observar com clareza como era a configuração daquela parte da cidade em volta do Mercado Público então.
Além do cais do porto lotado de navios mercantes, o que mais nos chama a atenção é a presença do enorme prédio do Mercado Livre, uma grande feira de produtos hortifrutigranjeiros que funcionava como a Ceasa de agora. Esse grande e imponente prédio em estilo art dèco foi construído na gestão de Loureiro da Silva, em 1938. Era um edifício com acentuadas características arquitetônicas que funcionava atrás do Mercado Público e ao lado do Palácio do Comércio. Infelizmente, foi demolido, em 1969, na administração do prefeito Telmo Thompson Flores, que durou de 1969 a 1975.
Nessa época, também foi demolida a linda Estação Ferroviária Ildefonso Pinto, construída e inaugurada em 1927 para ser a estação inicial da estrada de ferro Riacho-Tristeza, que já existia desde o final do século 19, partindo das proximidades da Ponte de Pedra.
Esse terminal central foi interligado às linhas da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS).
Outro ponto curioso na foto é a Praça Parobé, atualmente denominada Terminal Pereira Parobé. Depois de ter sido arrasada pela enchente de 1941, esse espaço foi transformado em um caótico estacionamento de ônibus e automóveis. Em 1935, esse logradouro havia sido ajardinado pelo prefeito Alberto Bins e até um terminal de bondes e um chafariz ali havia.
Um dos argumentos para a demolição do Mercado Livre e da Estação Ildefonso Pinto foi criar um grande local para estacionamento. Dano irreparável na fisionomia da nossa cidade.
O grande prédio de oito andares mais mezanino, projeto de José Lutzenberger (pai), que aparece na esquerda da imagem, é o Palácio do Comércio, que foi construído a partir de 1937 e inaugurado em 1940.
Na direita da cena, se vê a chamada Prefeitura Nova, prédio onde funcionou a Câmara de Vereadores por longo tempo.