Na sexta-feira (6), a partir das 19h, com uma palestra do doutor em Filosofia, pela Universidade de São Paulo (USP), escritor e ensaísta, Luiz Felipe Pondé, que abordará o tema Felicidade: aos Trancos e Barrancos, em uma live, transmitida pelo YouTube (bit.ly/3fzTr4G), a Universidade La Salle celebra seus 45 anos no Ensino Superior. Depois da live, haverá show de Duca Leindecker. O acesso é aberto ao público.
Diariamente, quem circula pela Universidade La Salle pode ouvir o barulho do trem chegando à estação Canoas. A presença dos trilhos foi decisiva, lá em 1907, quando os Irmãos Lassalistas chegaram na região e se instalaram na cidade – graças às facilidades trazidas pelo transporte ferroviário. Assim como o trem cresceu, se modernizou e agora atende milhões de pessoas todos os anos, a universidade também transportou sonhos de vida ao longo dessas mais de quatro décadas.
Os Irmãos Lassalistas, ao chegarem a Canoas, instalaram o Instituto São José. Nos anos de 1940, foi criada a Escola Normal La Salle – primeira de iniciativa privada para formação de magistério primário no Estado. Em 1972, foi oficializada a criação do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (Celes) e, em agosto de 1976, ocorreram as primeiras aulas dos cursos de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia.
A oferta e o desenvolvimento de cursos de pós-graduação lato sensu tiveram início em 1986, com as especializações em Alfabetização, Literatura da Língua Portuguesa, Métodos e Técnicas de Ensino, Metodologia de Ensino e Metodologia do Ensino de Estudos Sociais. Em 1998, o Celes passou à condição de Centro Universitário e, em 2011, com a finalidade de formar profissionais e lideranças voltados ao mercado de negócios, foi criada a La Salle Business School, em parceria com a International Association of Lasallian Universities (IALU). Em 2007, outro marco: a implantação da pós-graduação stricto sensu, com o mestrado em Educação. Hoje, a instituição conta com quatro programas de pós-graduação, nas áreas de Educação, Direito, Meio Ambiente, Saúde e Memória Social.
Em 2018, iniciou a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância, com os cursos de Administração, Contabilidade, Processos Gerenciais, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Gestão Comercial e Pedagogia. Hoje, são 53 unidades em 16 Estados e no Distrito Federal, promovendo o acesso à educação de qualidade nas diversas regiões do país.
— Temos como expectativa para 2021 e 2022, ultrapassar a meta dos 60 polos EAD em todo o Brasil, chegando a 70. Conseguimos ser criativos e mostramos nossa fidelidade à formação virtual, o que nos permitiu sair do círculo geográfico e ampliar não só aqui no Brasil, mas também no exterior — afirma o reitor, professor doutor Paulo Fossatti.
A Universidade La Salle já formou mais de 20 mil pessoas e conta, atualmente, com mais de 10 mil alunos em 43 cursos de graduação, 36 de pós-graduação (lato sensu) e quatro programas de pós-graduação (stricto sensu).
Segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, a Universidade La Salle está entre as dez melhores universidades privadas do Brasil, além de estar entre as 60 melhores universidades do país, quando incluídas as instituições públicas. No Rio Grande do Sul, a Universidade La Salle obteve o quarto melhor IGC entre as universidades privadas.