Em setembro de 1946, com a aquisição da chamada Chácara das Camélias, iniciava a trajetória do Colégio Santa Inês, com a inauguração do Instituto Santa Inês, já com Jardim de Infância. Tradicional instituição de ensino de Porto Alegre, a escola confessional católica, desde então, é mantida pela Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS).
Nesta segunda-feira (9), o colégio completa 73 anos de uma trajetória dedicada à formação de estudantes nas diferentes etapas da vida, desde a Classe Bebê até o Ensino Médio.
– Acreditamos que o mundo muda com a transformação das pessoas e, nesse processo, a educação tem papel fundamental – ressalta a irmã Celassi Dalpiaz, diretora do colégio, ao lembrar o constante investimento da instituição na formação de indivíduos críticos, autônomos e responsáveis consigo, com o outro e com o mundo.
As comemorações previstas para a data incluem recreios estendidos, com confraternização e música, tanto no período da manhã quanto no da tarde, além da inauguração de uma mostra comemorativa. A exposição O Mundo Muda com a Transformação das Pessoas, dos Espaços e das Tecnologias estará aberta à visitação da comunidade escolar, de 9 a 27 de setembro, na Biblioteca Sônia Haydê Randazzo, nas dependências da escola.
A mostra reúne fotografias de época, bem como equipamentos utilizados ao longo das últimas décadas e que já não fazem parte do dia a dia dos jovens, como telégrafo, mimeógrafo e projetor de slides. Além de resgatar a evolução das tecnologias educacionais utilizadas dentro e fora de sala de aula, a iniciativa ainda contará com o apoio de recursos de realidade aumentada, proporcionando maior interação da comunidade escolar.