Hoje completaram-se 145 anos da inauguração do primeiro trecho ferroviário implantado no Rio Grande do Sul, a estrada de ferro entre Porto Alegre e São Leopoldo. A criação de uma malha ferroviária no Estado começou a ser discutida na Assembleia Provincial em 1866. Em 1872, a ferrovia foi idealizada pelo engenheiro José Ewbank da Câmara, que propôs a criação de três linhas tronco — Central, Sul e Norte — que serviriam como base para a malha ferroviária, das quais sairiam os ramais para o atendimento integrado e eficiente de todas as regiões do Estado. Tais linhas foram concretizadas por diversas empresas e unificadas em 1905 por meio de uma administração única pelo governo federal.
A primeira ferrovia foi construída no Rio Grande do Sul pela Porto Alegre & New Hamburg Railway Company Limited, que assumiu, em 1869, a construção de uma linha férrea destinada ao escoamento da produção agrícola da região do Vale do Rio dos Sinos, por um traçado ligando Porto Alegre a Novo Hamburgo. Sob o comando do empresário inglês John Mac Ginity, as obras foram iniciadas em Novo Hamburgo em 26 de novembro de 1871, em um evento festivo que contou com a presença de diversas autoridades provinciais e eclesiásticas, empresários e colonos da região. Inaugurado em 14 de abril de 1874, o primeiro trecho da ferrovia tinha33,7 quilômetros de extensão, quatro estações (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia e São Leopoldo) e um traçado predominantemente retilíneo, com curvas e rampas suaves. Em 1º de janeiro de 1876, foi inaugurada a extensão de nove quilômetros, e abertas as estações de Neustadt (posteriormente renomeada Rio dos Sinos) e Novo Hamburgo, e, em 15 de agosto 1903, a extensão entre Novo Hamburgo e Taquara, com as estações Hamburgo Velho, Canudos, Campo Bom, Sapiranga, Amaral Ribeiro, Nova Palmeira (posteriormente renomeada Araricá), Campo Vicente e Parobé.
A primeira estação do Estado, em São Leopoldo (hoje restaurada e abrigando o Museu do Trem) ,teve a estrutura pré-fabricada importada da Inglaterra, juntamente ao prédio de Porto Alegre, que era igual. A construção da linha Porto Alegre–São Leopoldo instigou a produção da zona colonial alemã, que foi seguida pela multiplicação de núcleos urbanos e pela própria expansão da linha, sendo consecutivamente ampliada até chegar no município de Canela, em 1922. Além desse trecho ferroviário precursor, foi inserida na Província/Estado uma rede de estradas de ferro em quatro linhas principais: Porto Alegre–Uruguaiana; Rio Grande–Bagé; Santa Maria-Marcelino Ramos e Barra do Quaraí–Itaqui.
Colaborou Maycon Oliveira
Fonte: blog do FerreoClube, produzido por João Rodrigues, Thales Veiga e Lucas Rio