A partir das 9h de hoje até o dia 4 de dezembro, na Biblioteca do Sicredi (Avenida Assis Brasil, 3.940), com entrada franca, a Quarta Cultural, uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, oferece ao público uma exposição de fotos antigas da nossa Capital, tratadas digitalmente pelo designer gráfico e ilustrador Leonardo Ramos.
Leonardo é formado pela UniRitter e trabalhou em escritórios de design e em agências de publicidade até 2015, quando se tornou freelancer. Atualmente, o artista vem trabalhando com pintura digital e com restauração de imagens fotográficas, inclusive de fotos de álbuns de família.
A mostra Cores da Memória nasce da preocupação com a recuperação e a preservação do diálogo com a memória da cidade de Porto Alegre. O objetivo é promover o conhecimento dessa parte do patrimônio cultural porto-alegrense e a sua importância para a sociedade. Por tratar-se de um projeto de resgate, a realização é uma alternativa para apresentar à comunidade as questões referentes à preservação e à proteção dos diversos bens materiais e culturais (arquitetônico, natural, ecológico e paisagístico) da capital gaúcha.
Segundo o autor da exposição, “há algo no passado que exerce um grande fascínio. A sensação dos registros de uma cidade em preto e branco é algo mágico. O que encanta é o desafio de tentar reproduzir a sensação da época, buscar recriar o sentimento, a atmosfera, o contexto. O passado é intrigante simplesmente porque não volta. Exauriu-se naquele momento, jamais haverá sensação igual”.
O projeto tem 12 painéis de 60 centímetros de largura por 42 centímetros de altura e pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 18h.