Ex-alunos formados nos cursos da Escola Técnica Parobé estão comemorando meio século de formatura. Eles lembram com saudade o tempo em que “o velho Parobé era uma escola que formava profissionais cobiçados por empresas do Estado e fora dele também”.
No ano de 1968, estavam se formando profissionais dos cursos de eletrotécnica, edificações, máquinas e motores, desenho de máquinas e estradas. Os alunos cursavam o ginásio (quatro anos) e o técnico (mais três anos), em turnos pela manhã (aulas teóricas) e à tarde (aulas práticas), e recebiam o registro em carteira profissional, uma vez que os trabalhos realizados nas oficinas atendiam às necessidades de órgãos públicos ou de interessados que procuravam a escola. Os anos do curso eram contados como tempo de serviço e valiam para a aposentadoria.
A solenidade de formatura ocorreu no Theatro São Pedro, com toda a pompa que o evento, na época, merecia.
Nos anos 1960, na cerca dos fundos da escola, o Guaíba fazia marolas e os alunos pescavam lambaris através da tela de arame. Quando havia cheia, era comum a água invadir os pavilhões das oficinas, obrigando que fossem feitas obras para a elevação do piso. Hoje, um parque, uma avenida e as novas obras de revitalização da orla separam a escola do Guaíba. Uma parte do terreno, mais precisamente onde era o campo de futebol, foi cedida para a construção do prédio redondo da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
Para celebrar o cinquentenário, os ex-colegas prepararão eles mesmos um almoço, que será uma paella gaúcha, em que todos, em torno do fogo e da paellera, poderão interagir, trocar lembranças e antigas histórias, além de atualizar contatos dos colegas mais queridos que as circunstâncias da vida conduziram para caminhos diversos. Esse evento comemorativo ocorrerá no dia 30 de outubro (terça-feira da próxima semana), evitando o acúmulo com as festas de final de ano. O encontro será realizado na sede do Sava Clube (Av. Guaíba, 4.127 – Vila Assunção, Porto Alegre). A organização está a cargo de Reynaldo Mello. Contatos pelo e-mail mello.reynaldo@hotmail.com e pelo telefone (51) 99822-2877.
Confira também os eventos familiares publicados no Almanaque Gaúcho desta segunda-feira (22):
Encontro da família Schopf
Para comemorar os 125 anos da chegada da família Schopf ao Brasil, ocorrida no dia 7 de março de 1893, no dia 3 de novembro (um sábado), os descendentes do austríaco Franz Schopf e de Anna Braunner (família originária de Dürrkunzendorf, na Baixa Silésia, Alemanha), se reunirão, pela primeira vez, no Clube do Rincão dos Alves, 4º distrito de Jaguari. A programação se inicia com recepção às 8h. Às 10h, haverá uma missa e, às 12h, o almoço de confraternização. Contatos com Gilmar Schopf (Tatai) pelo telefone (55) 99902-9919 e com Salete Schopf Piber da Rosa: (55) 99938-9638.
25ª reunião dos Luza
Há 25 anos, no mês de novembro, os descendentes de Benjamin e Cizerça Luza reúnem-se para confraternizar. Descendentes de famílias oriundas de Feltre, província de Belluno, Itália, Benjamin e Cizerça se estabeleceram em Vanini, no norte do Estado, e tiveram 11 filhos: Judite, Ernesto, Ademar, Zenaide, Jovelino, Terezinha, Enio, Livino, Levino Luiz, Helena e Neli. Netos, bisnetos, trinetos e tataranetos se espalharam pelo Brasil. O 25° encontro será realizado em 11 de novembro, um domingo, em Vanini, no Centro de Eventos. Contatos com Daiane Lusa pelo telefone (54) 98115-6600.