O Rotary Club de Porto Alegre Independência festeja hoje, dia 16, 50 anos de exitosa trajetória dedicada aos princípios que nortearam a fundação do Rotary International por Paul Harris, em 1905. O júbilo se justifica pelas expressivas realizações em benefício da comunidade e as razões desse sucesso devem ser creditadas ao zelo, ao carinho e à grande experiência que se mantêm desde os tempos dos primeiros passos da instituição.
No dia 11 de abril de 1968, os convidados à formação do novo clube compareceram à reunião preparatória, em almoço realizado no Hotel Plaza, quando lhes foi exposta a filosofia rotária. Precisamente, no dia 16 de abril daquele ano, portanto há exatos 50 anos, houve, no mesmo local, a instalação provisória do Rotary Club de Porto Alegre Independência, com os 28 escolhidos. Desses, Vicente Rafael Cortazzi foi definido como o primeiro presidente. No dia 1º de maio de 1968, o governador do Rotary, Ivo Franke, recebeu do Rotary International a Carta Constitutiva do RCPA Independência. No dia 15 de junho, em reunião festiva nos salões do Clube do Comércio, com a presença de 400 convidados, os 28 associados foram admitidos.
A importância das realizações e o número delas são expressivos: o Independência recebeu como doação dos clubes do Distrito 526, da Califórnia, um aparelho de diálise e o doou à Santa Casa de Misericórdia. Foi o primeiro aparelho dessa natureza a ser instalado no Rio Grande do Sul e o segundo a funcionar no país. Dezenas de cadeiras de rodas foram, também, doadas à Santa Casa. O clube realizou campanhas para arrecadar recursos para Spaan (asilo de idosos), Hospital Santa Rita (do câncer) e Amparo Santa Cruz (abrigo e escola profissionalizante para crianças e adolescentes órfãos ou abandonados).
Durante quatro anos consecutivos, as senhoras dos rotarianos do Independência presidiram a manutenção do Amparo Santa Cruz. O clube negociou a conjugação de interesses entre o Amparo e a ordem de D. Orione, resultando no repasse permanente da administração a esta ordem. Ainda aportou contribuição significativa para a construção do Centro Social Urbano da Vila Cruzeiro do Sul – Fundação Casemiro Kurtz e também fez campanha pela doação de órgãos, abrangendo todos os demais clubes da Capital. Começou com 30 mil doadores, atingindo a marca de 100 mil candidatos. Também foi implementado o projeto Juventude Sadia (Projusa), em comemoração ao ano internacional da juventude.
Em 1975, durante a gestão de Carlos E. Verissimo dos Santos, foi adquirida a sede própria para o Rotary Independência, uma sala localizada no centro de Porto Alegre. A inauguração da Praça Rotary e a implantação do bosque, junto ao Shopping Praia de Belas e ao Parque Marinha do Brasil, foram ações dentro do projeto Preserve o Planeta Terra. Outra importante realização foi a campanha Pólio Plus, com desempenho superior a 130% das metas estabelecidas. Esse foi o primeiro clube do distrito a admitir a presença feminina no quadro de sócios. A escolhida foi Marianne Kunkel, que desempenhava, aqui, as funções de cônsul dos Estados Unidos.
A entidade participou da fundação do Banco de Alimentos, em 2002, que funciona junto à Fiergs, desenvolveu o Projeto SOS Arquipélago Ilhas do Guaíba, visando ao bem-estar dos habitantes das ilhas, além da criação de cursos, cooperativas, ocupação profissional, ampliações e construções de residências, centro de apoio à infância e adolescência, em parceria com Senai, Sebrae e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Rotary também executou o programa Internacional de Ajuda às Crianças Queimadas – Comissão Rotary Quem Brasil, atendendo crianças com graves sequelas de queimaduras.
Estão, portanto, de parabéns todos aqueles que participaram destas e de outras iniciativas.