Hoje, a partir das 10h, o Educandário São João Batista (Rua Tenente-Coronel Mário Doernte, 200) recebe um presente especial do Santuário Nossa Senhora Aparecida. A paróquia da Zona Sul vai doar para a instituição educacional uma imagem da Padroeira do Brasil, que está completando 300 anos desde que foi encontrada no Rio Paraíba, em São Paulo, em outubro de 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. A santa, que também faz parte da história do bairro Ipanema, foi benta na Basílica Nacional.
"Trata-se da segunda imagem do nosso santuário em Porto Alegre, pois a imagem original, doada por Déa Cesar Coufal em 1935, também fundadora do educandário, sofreu um atentado há muito anos, o que levou a sua substituição", explica o padre Luciano Massullo, pároco do santuário.
Foi a pedido de Déa Cesar Coufal, agora nome de uma das ruas de Ipanema, que Osvaldo Coufal, seu marido, cedeu os lotes para obras de ambas as instituições. Em 1935, ela apoiou a construção do segundo Santuário Nossa Senhora Aparecida no Brasil, e mais tarde, em 1939, a fundação da Casa da Criança Inválida, primeiro nome atribuído ao atual Educandário São João Batista. Devido aos festejos do terceiro centenário, o papa Francisco enviou ao Brasil imagens peregrinas da santa, bentas no Vaticano. Uma delas está itinerando por cidades do Estado até o dia 12 de outubro, quando finalmente passará ao acervo do santuário, durante a festa para a Padroeira do Brasil.
A estátua que será doada hoje ao educandário é uma réplica com as mesmas dimensões (40 centímetros de altura) da original encontrada no rio. Como, em breve, o santuário terá a sua nova imagem, a comunidade pediu ao pároco a doação dessa outra ao educandário.
"Déa Coufal sonhou com um mundo melhor para todas as crianças, e o dia 12 de outubro é o dia delas e da Mãe Aparecida. A presença da santa na capela será mais uma forma de abençoar a luta em prol das crianças com deficiência nesse momento em que a entidade celebra 78 anos de fundação", afirma Eveline Borges Streck, presidente do educandário.
O santuário e o educandário mantêm atividades conjuntas, dando continuidade à maior obra de sua fundadora. “Todas as terça-feiras, às 11h, celebramos missa aberta à comunidade, com a participação dos alunos e pacientes”, conta a professora Sélia Campos.
A missa de hoje faz parte dos festejos pelos 78 anos de fundação da instituição, que, neste ano, promove, na semana do seu aniversário, um acampamento inclusivo com diversas atrações musicais.
Interessados podem obter mais informações pelo telefone (51) 3246-5655 ou pelo e-mail comunicacao@educandario.org.br