Porto Alegre fica com menos gente no verão, e dá para aproveitar a cidade sem precisar se acotovelar em outras pessoas, muito menos enfrentar filas. Também é hora de espairecer a cabeça e abrir um espaço na agenda para um passeio cultural, capaz de reunir informação e lazer em um só momento. E o melhor: de forma gratuita, para não prejudicar as finanças já cambaleantes pelas festas de fim de ano.
Museus, exposições e até peças de teatro estão em cartaz durante janeiro e fevereiro, com entrada franca. É só colocar o celular no bolso, esquecer a Netflix por um momento e sair para a rua. Diante de tantas instabilidades no tempo, vale conferir com cada espaço cultural se a programação estará de pé neste fíndi.
Margs
Prestes a completar 70 anos, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) reúne arte moderna e contemporânea em um dos lugares mais democráticos de Porto Alegre — a Praça da Alfândega. Há uma mensagem nesse cruzamento de sentidos: a arte é para todos. Quem ainda não conhece o museu pode aproveitar as exposições em cartaz e as oficinas artísticas oferecidas durante o verão, tudo de forma gratuita.
Há quatro mostras em cartaz: Acervo em Movimento, até 4/02; Wilson Cavalcanti - Os Jardins que Me Habitam, até 18/02; Cristina Balbão - Além do Silêncio, até 10/03; e Trindade do Tempo - ou, um Torus, de Laura Cattani e Munir Klamt, até 10/03. Quer estimular a própria criatividade durante o verão? Há várias oficinas de criação no Margs durante janeiro e fevereiro.
Oficina de gravura, com o artista Wilson Cavalcanti, cuja obra está em exposição, ocorre no dia 20/01, às 14h. Destinada às crianças, a oficina de marionetes ocorre no dia 20/01, às 14h. Pintura com têmpera ovo será e nos dias 27/01 e 24/02, às 15h. Desenho com modelo vivo, no dia 10/02, às 15h. Todos os cursos são gratuitos, mas é necessário realizar inscrição pelo linktr.ee/museumargs. O Margs pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com o último acesso às 18h. Mais informações pelo site margs.gov.rs.br, pelo telefone (51) 3227-2311 e pelo Instagram @museumargs.
Casa da Estrela
Casarão de estilo arquitetônico neocolonial inspirado em chalés de Mar del Plata, a Casa da Estrela (Rua Camerino, 34) é patrimônio de Porto Alegre e desde 2019 abriga a sede da Associação dos Escultores do RS (AEERGS). Quem quiser conhecer a construção situada no bairro Petrópolis e, de quebra, conferir trabalhos de artistas, pode aproveitar a grande exposição inaugurada no dia 10 de janeiro para celebrar quatro décadas de atuação da AEERGS. A mostra Dimensões Criativas reúne obras de 60 escultores, como Xico Stockinger, André Venzon, Brito Velho, Adriana Giora, Magna Sperb, entre outros. A exposição tem entrada gratuita e pode ser conferida de segunda à sexta, das 10h às 17h, até 15 de março. Informações pelo WhatsApp (51) 9 9898-4006 ou pelo e-mail escultoresrs@gmail.com.
Mostra Dad de Teatro
Quem não tem o hábito de prestigiar espetáculos teatrais pode dar o primeiro passo com a Mostra DAD. O evento é tradicional no cronograma do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e permite que alunos apresentem uma peça teatral como conclusão de curso. Eu, Chromática, encenado por Dara Deon e Alycia Cavalli, retrata o surgimento de uma Drag Queer, vertente da arte drag. Apresentação nos dias 26, às 20h, 27 e 28, às 17h. A Chuva entre Nós, por Gabriela Oliveira e Tito da Rosa, mostra o dilema de um casal tentando resgatar a relação desgastada pelo cotidiano. Apresentação no dia 2 de fevereiro, às 20h, e 3 de fevereiro, às 16h e às 20h. Fausto Post Mortem, por Luis Felipe Bunde, traz uma leitura contemporânea do clássico de Goethe, abordando a solidão de um homem e os males da sociedade nos dias atuais. Todas as peças serão encenadas no Teatro Alziro Azevedo (General Vitorino, 255, Centro Histórico), e têm entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes de cada espetáculo. Informações pelo Instagram @mostradad.
Street Foto Expo
Exposição de fotos que era realizada nas escadarias do Viaduto da Borges de Medeiros, a Street Expo Foto chega a 6ª edição com uma mudança de lugar: agora, de frente para o Guaíba, no pier da Usina do Gasômetro. São 16 grandes painéis com imagens de 90 fotógrafos do Brasil e da Europa, como Walter Firmo, Adriano ChamaNaLente, Penna Prearo, Betina Samaia, entre outros, inclusive amadores. A curadoria é de Marcos Monteiro e a exposição pode ser conferida diariamente, até 29 de fevereiro.