Em ano de celebração dos 50 anos de surgimento do movimento hip-hop no mundo, será inaugurado em Porto Alegre neste domingo (10) o Museu da Cultura Hip Hop RS, localizado na Rua Parque dos Nativos, 545, no bairro Vila Ipiranga, Zona Norte. Das 13h às 20h, o espaço promoverá uma série de atividades com entrada franca, como grafitagem e apresentações de DJ, MC e break dance, além de disponibilizar um espaço kids.
Estrutura
Com a expectativa de receber 30 mil visitações ao ano, o museu apresenta quase seis mil itens de acervos físico e digital sobre a história do hip-hop gaúcho. O local, que conta com uma área de quase quatro mil metros quadrados, é dividido em salas expositivas, ateliê de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, quadra poliesportiva, CT de breaking e um estúdio.
Nos ambientes expositivos, constam conteúdos apresentando a origem do movimento, seus principais elementos característicos e um quadro demonstrativo das cinco décadas do hip-hop e seus cruzamentos com outras áreas, como a moda e o esporte.
– A inauguração do Museu da Cultura Hip Hop RS é fruto do esforço coletivo dos movimentos gaúcho e brasileiro, mas principalmente das pessoas que acreditaram no projeto desde o princípio – afirmou Rafa Rafuagi, coordenador-geral do projeto, citado no material de divulgação.
A partir de 2024, o Museu do Hip Hop RS vai receber grupos de escolas para vivências de ação educativa museológica e sobre a cultura hip-hop, incluindo uma visitação guiada pelo complexo e uma posterior divisão em grupos para oficinas.
O museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Confira mais informações em @museuhiphoprs, no Instagram.