Artista plástico e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o porto-alegrense Clóvis Martins Costa inaugura a exposição Reverberações Picturais nesta terça-feira (5), das 18h às 21h, na Ocre Galeria (Rua Demétrio Ribeiro, 535), em Porto Alegre. Estarão à mostra cerca de 20 pinturas, de dimensões variadas, produzidas entre 2022 e 2023, que promovem um diálogo com a linguagem da pintura.
Costa organiza suas pesquisas em duas vertentes. Em uma delas, segue por um viés construtivo, destacando formas geométricas; na outra, busca pinturas da história da arte como modelos.
Após a abertura, a exposição segue aberta para visitação gratuita de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min, até 30 de setembro.
Peça apresenta história ancestral
O músico, ator e contador de histórias Loua Pacôm Oulaï estará na Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), na Capital, para a estreia da peça Katchaku Katchaka: Era uma Vez em Odjéïdjé, que terá sessões nesta terça-feira, às 19h, e amanhã (6), às 15h30min e às 19h. A entrada é gratuita, com contribuição espontânea ao artista.
Radicado no Brasil desde 2016, o artista natural da Costa do Marfim traz uma história ancestral de seu país natal. Nela, é narrada a trajetória do corajoso menino Gondœur, que aceita o desafio de enfrentar um grande monstro para defender sua aldeia. A proposta é apresentar, de forma lúdica, a cultura africana.
Os campos de Sergio Matte
O artista Sergio Matte leva seu olhar sobre a região da Campanha à exposição Nosso Pampa, que pode ser visitada a partir de desta terça no Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250), na Capital. A mostra reúne aquarelas que ilustram o cotidiano campeiro. Gratuita, a visitação pode ser realizada de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h30min às 14h30min, até 30 de setembro.
A saga de um burro no streaming
Lançado nos cinemas em 2022, o filme EO, do diretor polonês Jerzy Skolimowski, acaba de chegar à plataforma de streaming Mubi. Homenagem ao clássico de Robert Bresson A Grande Testemunha (1966), a trama é protagonizada por um burro de circo que sai pela Europa em um percurso até a Itália, passando por pessoas boas e ruins.
O longa recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e concorreu ao Oscar do ano passado na categoria de Melhor Filme Internacional. O elenco inclui Isabelle Huppert, Mateusz Kościukiewicz e Sandra Drzymalska.