O Fronteiras do Pensamento promove, nesta segunda-feira (17), às 20h, uma live com o físico Marcelo Gleiser, primeiro latino-americano agraciado com o Prêmio Templeton, e Fernando Schüler, curador do ciclo de conferências. Eles vão debater o tema do evento neste ano: “Entre o caos e a ordem: um guia para navegar em uma era de incerteza”.
O encontro marca a abertura da venda de ingressos para a temporada de 2023 do Fronteiras, que terá início em 31 de maio, no Teatro Unisinos, na Capital, com a escritora espanhola Rosa Montero.
A transmissão da live será aberta para qualquer interessado. Para ser notificado sobre o início do encontro e receber o link da transmissão, basta se inscrever gratuitamente no site do evento.
Semana do Livro homenageia Carlos Jorge Appel
A Semana do Livro e do Incentivo à Leitura deste ano começa com um evento que celebra o homenageado da edição, Carlos Jorge Appel. O encontro ocorrerá terça-feira (18), às 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado (R. Riachuelo, 1.190). Marcando o início do evento, a primeira atividade consistirá em uma mesa-redonda onde José Eduardo Degrazia, Léa Masina e Rafael Bán Jacobsen irão conversar com Appel. A mediação será de Luiz-Olyntho Telles da Silva.
Seguindo com sua agenda até quinta-feira (20), a Semana do Livro contará ainda com outros debates e momentos de leituras. Todas as atividades irão ocorrer, gratuitamente, na Biblioteca Pública. A programação completa pode ser conferida no site do Governo do Estado.
IA UFRGS celebra Bruno Kiefer
Nascido em abril de 1923, Bruno Kiefer se consagrou com um dos nomes de maior destaque da música clássica criada no Rio Grande do Sul. O compositor faleceu em 1987, mas sua obra segue viva na cena cultural de todo o país. Celebrando o centenário de seu nascimento, nesta segunda (17), às 19h, o Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS executará um concerto em homenagem à sua memória. Gratuito, o Recital Bruno Kiefer — 100 Anos ocorrerá no Auditorium Tasso Corrêa do IA da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248). Formado por obras de câmara escritas pelo artista, o repertório será interpretado por professores, alunos e técnicos do Departamento.