O agente secreto 007 até nasceu nas páginas dos livros, mas ninguém duvida que seu verdadeiro lugar é no cinema. Foi na silver screen que o personagem de Ian Fleming se tornou um dos grandes ícones britânicos, da lendária interpretação de Sean Connery até o sucesso absoluto de Daniel Craig como Bond, James Bond.
Além de um martini batido, em celebração aos 60 anos dessa história, os fãs do espião do MI6 podem aproveitar para comemorar a data com a cinelist do Telecine dedicada a 007, com todos os 25 títulos estrelados por Bond.
Disponível para streaming dentro da plataforma Globoplay para os assinantes do Telecine, a seleção conta, assim, com as missões de Bond desde seu encontro com o Dr. No (Joseph Wiseman) até a mais recente aventura do espião nos cinemas, 007 Sem Tempo para Morrer, de Cary Joji Fukunaga, lançado em 2021 após inúmeros adiamentos por conta da pandemia de covid-19.
Entre os outros 23 títulos, há produções de destaque como 007 Contra Goldfinger (1964), 007 Cassino Royale (2006) e 007 Operação Skyfall (2012), lado a lado com algumas operações nem tão bem sucedidas, como 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), 007 Na Mira dos Assassinos (1985) e 007 O Mundo Não é o Bastante (1999).
Com diferentes encarnações ao longo dessas seis décadas, Bond foi interpretado por Roger Moore, Sean Connery, Daniel Craig, Pierce Brosnan, Timothy Dalton e George Lazenby. A lista deve continuar crescendo nos próximos anos, após a despedida de Craig em Sem Tempo para Morrer, mas ainda não está decidido quem herdará suas pistola e gravata borboleta.
Confira outros destaques
Megapix apresenta 12 horas de Nick Cage
Nicolas Cage é o astro do dia no canal por assinatura Megapix, que dedica, nesta quinta (6), quase 12 horas ao ator. O especial tem início às 13h20min, com o thriller Estado de Calamidade (2017), de Rob W King; às 15h10min, é a vez de A Ilha (2019), de Stephen Campanelli; às 17h05min, mais suspense com Presságio (2009), de Alex Proyas; às 19h20min, é exibido O Vidente (2007, na foto), de Lee Tamahori, seguido, às 21h, por Ajuste de Contas (2019), de Shawn Ku; e, às 23h, vai ao Instinto Predador (2019), de Nick Powell.
Os movimentos da Cadica Cia de Dança
Volta ao palco do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°) o espetáculo Pulsar - O Som que Toca a Alma, uma produção da Cadica Cia de Dança. Inspirada em vivências humanas, a performance utiliza os movimentos do flamenco, fundido com danças gaúchas, para apresentar releituras de clássicos do folclore regional. O show é tomado por temas diferentes entre si, como o nascimento, a vida no campo e o ritmo das cidades urbanas.
E o fio que tece a proximidade entre esses assuntos é a palavra pulso, que aparece como um conceito ao longo da apresentação. A performance será executada hoje, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 30 e estão disponíveis no site do Theatro.
Mostra Individual de Renan Soares
O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) inaugura nesta quinta-feira (6), às 19h, a primeira exposição selecionada para o seu novo projeto. É a mostra Não Olhe Para Baixo!, de Renan Soares. As produções do artista refletem sobre temas como morte, resistência e cotidiano das pessoas negras. Trazendo linguagens múltiplas, a exposição é formada por fotografias, esculturas, vídeos e outras expressões. Em cartaz na Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), ela poderá ser visitada diariamente, das 10h às 18h. A ação do Ieavi se trata de um edital que promove novos talentos, destacando debates sobre artes contemporâneas e suas manifestações.
Projeto Mistura Fina
Dois importantes músicos da cena instrumental se apresentam no Mistura Fina de quinta, projeto que ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°).
A dupla de percussionistas Fernando do Ó e Giovane Berti executará o show Fragmentos do Tempo. Na performance, eles utilizam objetos exóticos para somar as mais variadas sonoridades ao espetáculo. Com entrada franca, a apresentação será às 18h30min.