Às vésperas de mais uma semana Farroupilha, os gaúchos podem entrar no clima do 20 de Setembro neste ano curtindo as idas e vindas de A Casa das Sete Mulheres. Originalmente exibida em 2003 pela Globo, a minissérie estreou na segunda-feira (29) no catálogo do Globoplay, em meio ao projeto da emissora de resgatar os clássicos da dramaturgia nacional no streaming.
Com direção de Teresa Lampreia, Jayme Monjardim e Marcos Shechtman, a produção é inspirada pela obra homônima da escritora gaúcha Leticia Wierzchowski lançada em 2002.
A trama, no entanto, se passa quase dois séculos antes, desenrolando-se nos anos 1830, período pós-independência brasileira que ficou marcado pelas revoltas regionais. No Rio Grande do Sul não foi diferente, com as elites se insurgindo contra o poder central do Império no que ficou conhecida como a Guerra dos Farrapos (1835-1845).
Menos do que grandes batalhas, contudo, A Casa das Sete Mulheres mergulha na vida daquelas que não foram para o front: as familiares do líder revolucionário Bento Gonçalves (Werner Schünemann), que permaneceram refugiadas no campo durante o confronto, longe dos perigos da linha de frente, mas cheias de angústia, sonhos e planos para o futuro.
As sete mulheres do título, de idades e temperamentos completamente diferentes, mas que precisam passar por tal provação juntas, são Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar).
– A Casa das Sete Mulheres foi um trabalho lindo e de muita repercussão. Sinto muito orgulho por ter participado deste projeto e também muita felicidade de saber que agora está no Globoplay – declarou Camila Morgado no material de divulgação.
Confira outros destaques
"Jumanji: próxima fase"
Tem aventura no Cinema Especial desta quarta-feira (31) na RBS TV: vai ao ar na faixa Jumanji: Próxima Fase (2019), de Jake Kasdan, a partir das 23h05min. O filme, que dá sequência ao longa de 2017, Jumanji: Bem-Vindo à Selva, mostra adolescentes que, ao jogarem um videogame mágico, acabam ficando presos dentro do jogo, ambientado no meio de uma floresta selvagem.
Rubens Gerchman em documentário
A faixa É Tudo Verdade do Canal Brasil exibe nesta semana o documentário inédito Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, de Pedro Rossi. No ar nesta quarta (31) a partir das 20h, a produção explora a vida e a obra de Gerchman (1942-2008), carioca que ganhou notoriedade ao decidir trazer a cultura popular do país, das novelas ao futebol, para dentro de sua produção artística.
Ambientado entre 1963 e 1978, o filme recupera a vibrante arte e a atuação política de uma geração que criou imagens de um Brasil que se tornava urbano, ao mesmo tempo em que vivia a mais difícil fase de sua era moderna, a da ditadura militar.
Nando Reis se apresenta no Opinião
Porto Alegre foi uma das cidades escolhidas por Nando Reis para apresentar o show que celebra os 22 anos do álbum Para Quando o Arco-íris Encontrar o Pote de Ouro. O espetáculo reúne a formação original da banda que gravou o disco, no início dos anos 2000. Haverá participações de Barret Martin, baterista do Screaming Trees, e de Peter Buck, do R.E.M., este tocando guitarra.
Além das canções originais, serão adicionadas novas composições ao repertório. O músico sobe ao palco do Opinião (Rua José do Patrocínio, 834) nesta quarta (31), às 22h, em uma apresentação que conta com ingressos a R$ 190, disponíveis em Sympla. Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto. Também há descontos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no local.
Quem dança não envelhece
O Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75) receberá uma curta temporada do espetáculo Novos Velhos Corpos 50+. A performance de dança traz bailarinos acima de 50 anos que, através de seus movimentos, exploram a relação entre idade e as vulnerabilidades da vida.
As apresentações ocorrerão na sexta (2) e no sábado (3), às 20h. O elenco conta com Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte e Suzi Weber. Haverá, ainda, a participação especial dos músicos Dora Ávila, Flavio Flu, Marcelo Fornazier e Vasco Piva. Disponíveis em Sympla, os ingressos custam R$ 50.
Mostra individual de Bernardete Conte
Bernardete Conte vai inaugurar uma exposição individual na quinta-feira (1°), das 17h30min às 20h30min, na Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647), na Capital. Em Para Lembrar, a artista busca refletir sobre as imagens do Holocausto.
Com três séries de produções, a mostra apresenta fotografias de vítimas da Segunda Guerra, além de gravuras digitais e objetos que exploram outras camadas do conflito. Após a abertura, a visitação pode ser realizada de segunda a sexta, das 9h30min às 18h30min, e aos sábados, das 9h30min às 13h30min. Para Lembrar fica em cartaz até o dia 1º de outubro.