A Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre deu início a sua nova temporada na sexta (22) e continua no fim de semana, levando ao palco do Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) espetáculos de seu repertório. No sábado (23), às 20h, as coreografias Scanner e Brazil Beijo serão interpretadas pelos bailarinos da companhia. E no domingo (24), às 18h, Scanner é mais uma vez apresentada ao público, antecedida pela coreografia Parco, esta um novo trabalho da Cia. Jovem de Dança. As performances terão entrada franca, com retirada de senhas uma hora antes do início.
A coreografia Brazil Beijo, da israelense Orly Portal, foi desenvolvida especialmente para a companhia. A obra tem como inspiração narrativas e hinos de uma tribo marroquina chamada Gnawa. Ao misturar rituais da região com ritmos brasileiros, a dança busca transmitir ao público um sentimento de liberdade.
Já Scanner, direção de Airton Tomazzoni, é uma criação coletiva da companhia. Com referências à cultura contemporânea, novos movimentos vão sendo incorporados na montagem à medida que os bailarinos cruzam o palco.
E a novidade da temporada é a estreia de Parco, espetáculo da Cia. Jovem que é assinado por Driko Oliveira. A dança tem a proposta de apresentar uma reflexão sobre as contradições da sociedade.
Rafael Corrêa
No sábado (22), o cartunista gaúcho Rafael Corrêa estará no Espaço Amelie (Rua Vieira de Castro, 439), na Capital, para autografar suas obras. Entre os destaques de seus trabalhos, estão a tira Artur, o Arteiro — publicada em Zero Hora — e a série Memórias de um Esclerosado, em que compartilha sua experiência como pessoa diagnosticada com esclerose múltipla. Tendo uma trajetória que soma mais de 30 anos, Corrêa já publicou em diferentes jornais da imprensa nacional. O evento, que será às 15h, terá entrada gratuita.
Caminhão Brincalhão
Os soldadinhos que há mais de 10 anos divertem o público infantil lançam uma novidade neste domingo (40). É o espetáculo cênico-musical Orquestra de Brinquedos e o Caminhão Brincalhão, um veículo lúdico que foi adaptado para acompanhar a trupe em suas aventuras. Com entrada gratuita, a atração ocorrerá às 16h30min, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Idealizado durante a pandemia, o novo projeto possui um palco móvel que permite aos personagens interagir com crianças em diferentes locais. Assim, ainda neste ano os artistas pretendem visitar abrigos e instituições de acolhimento.
Tarde de jazz
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta um espetáculo inédito neste sábado, às 17h. Em Clássicos do Jazz, obras de grandes nomes da música estadunidense encontram os trabalhos de importantes artistas da Capital.
A apresentação ocorrerá na Casa da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501). Os ingressos estão esgotados, mas será possível acompanhar a transmissão via YouTube no canal da Ospa.
O destaque do concerto será a participação especial de Tia Carroll, cantora norte-americana que é um ícone do gênero e atualmente está em turnê pelo Brasil. Ao lado do pianista Luciano Leães, ela irá interpretar as canções At Last, Ain’t Nobody Worryin’ e Stand by Me.
O espetáculo contará, ainda, com a presença de outros músicos de destaque na cena jazz da Capital.