Música de cinema na Casa da Ospa
Algumas das canções que compõem trilhas sonoras de filmes ganham destaque por suas sonoridades marcantes. E são justamente estas composições que recebem protagonismo no concerto Música de Cinema, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), que reúne grandes sucessos presentes em longas como O Poderoso Chefão e O Mágico de Oz.
Com duas exibições – sábado (30) e domingo (1º), às 17h, na Casa da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501) –, o programa terá regência de Evandro Matté e contará com participações do Ballet Vera Bublitz, do Coro Sinfônico da Ospa e dos cantores Ariane Wink, Juliano Barreto e Gabrielle Fleck, que será mestre de cerimônias. Música de Cinema vai mesclar trilhas clássicas com algumas mais recentes, como No Time to Die (Billie Eilish/Finneas O’Connell), que venceu o Oscar de canção original neste ano.
No sábado, a orquestra também fará uma homenagem ao Grupo RBS, que completa 65 anos em 2022, tocando trilhas de programas marcantes.
Apesar de os ingressos para os dois dias estarem esgotados, o público poderá assistir à transmissão ao vivo da sessão de sábado de casa. Para isso, basta acessar o canal da orquestra no YouTube.
Tributo ao Queen
O brilhantismo de Freddie Mercury é celebrado neste sábado (30), em apresentação de Queen Celebration in Concert, um dos mais importantes tributos ao Queen na América Latina. O objetivo do espetáculo é reverenciar o vocalista da banda britânica, que faleceu há 30 anos.
Ao trazer para o palco do Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685) um show com cenários, projeções e figurinos variados, o grupo musical faz um resgate histórico da trajetória da banda de rock. E o cantor André Abreu, que interpreta Freddie Mercury, apresenta para o público as principais faixas da carreira repleta de sucessos do Queen.
O espetáculo irá ocorrer às 21h e tem ingressos disponíveis a partir de R$ 160 (inteiro), na plataforma Sympla, com taxas. Sócios do Clube do Assinante ganham 50% de desconto com um acompanhante.
Dable no Margs
O Margs (Praça da Alfândega, s/nº) estreia neste sábado (30) a exposição Guilherme Dable — Não um Tempo, mas um Lugar, mostra individual mais abrangente da carreira do artista. Ao apresentar trabalhos recentes e revisitar obras antigas de Dable, o espaço expõe trabalhos produzidos em diferentes períodos de sua trajetória.
Ocupando duas galerias do museu, a mostra ficará em exibição até o dia 14 de agosto e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Nas quintas-feiras e nos sábados, das 10h30min às 12h e das 14h às 15h, o Margs oferece visitas mediadas para o público.
Bichológico em cena
Para divertir a criançada, o espetáculo Bichológico entra em cartaz no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Com apresentações neste sábado (30) e domingo (1º), às 16h, a peça foi desenvolvida a partir do livro homônimo, e nela a atriz Débora Rodrigues usa sua criatividade para transformar formas geométricas em figuras de animais.
Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada sessão.