Parte do público que adquiriu ingresso para o show do Metallica, em Porto Alegre, tem relatado transtornos com o sistema de tickets. Entre os problemas estão a impossibilidade de impressão dos bilhetes e a mudança de local da apresentação no registro virtual do bilhete.
O show do Metallica será realizado no estacionamento da Fiergs, na próxima quinta-feira (5), mais de dois anos após sua data originalmente prevista. A banda se apresentaria na Capital no dia 21 de abril de 2020, na Arena do Grêmio, mas o evento foi transferido para o estacionamento da Fiergs, e para o mês de dezembro. Depois, foi adiado novamente em novembro do ano passado, mas sem data definida na época. A transferência para 2022 foi anunciada no final de outubro.
Os ingressos comprados para as datas previstas anteriormente seguem valendo. No entanto, diversas pessoas que adquiriram a entrada antes da pandemia têm relatado problemas na página do evento no Facebook.
É o caso de Fernando Kohl, de São Leopoldo. Ele comprou seu ingresso em 2019 e não consegue baixar e imprimir. A única possibilidade de atendimento com a Eventim, empresa tiqueteira responsável pela venda de bilhetes, é por e-mail. Porém, o retorno tem demorado, sem resolução.
— O problema persiste há dias. Na semana passada comecei a ver que não estava conseguindo baixar os ingressos. Mandei o primeiro e-mail no domingo (24) e, depois, outro na terça (26). O retorno veio ontem (quarta-feira, 27), dizendo que a solicitação foi registrada com sucesso e para aguardar o retorno da equipe de atendimento — conta Kohl. — Mas nada de solução concreta, e o show é na próxima quinta.
A situação de Kohl também se repete com outros fãs da banda em diferentes publicações na página do evento. Por conta dessa problema com a impressão do ingresso, o Procon de Porto Alegre já registrou três queixas.
O diretor do órgão, Wambert Di Lorenzo, diz que o Procon tem tentado entrar em contato com a produtora, mas ainda não obteve retorno. Caso não haja resposta da empresa, será aberto um processo que está previsto no direito do consumidor.
— Primeiro, há a fase de investigação preliminar em que apuramos com o fornecedor o que está acontecendo. Se a resposta for plausível, nós arquivamos o caso. Se não for, solicitamos que seja resolvido o problema. Caso contrário, a gente inicia a outra fase que é o processo sancionatório, que serve para aplicar a punição (multa) — descreve o diretor do Procon Porto Alegre. — Isso não resolve o problema do consumidor. Só pune o fornecedor — acrescenta.
Outro problema recorrente que tem sido relatado na página é o fato do sistema alterar o local do show no ingresso virtual — da Fiergs para a Arena do Grêmio, onde originalmente seria a apresentação. Não houve nenhuma mudança recente no local do show, mas essa alteração tem confundido o público.
Procurada pela reportagem, a Eventim comunicou que está ciente dos problemas. "Esta semana será enviado um comunicado a todos esses clientes nessa situação. Todos que tiverem ingressos válidos comprados em canais oficiais terão suas entradas reemitidas", diz a nota.
Os ingressos para o show do Metallica em Porto Alegre estão esgotados desde novembro do ano passado. Contudo, a produtora responsável pela turnê, a Live Nation, avisa que alguns ingressos podem voltar a ser disponibilizados para venda por conta de desistências, compras que não se confirmaram, entradas destinadas a patrocinadores e mídias que não serão mais utilizadas, entre outros fatores.
O Metallica vem a Porto Alegre acompanhado da banda Greta Van Fleet. A apresentação ainda terá abertura do Ego Kill Talent. A turnê pelo Brasil ainda passará por Curitiba (7 de maio), São Paulo (10 de maio) e Belo Horizonte (12 de maio).
Esta será a terceira vez que o Metallica se apresenta em Porto Alegre: a primeira foi em 1999, no Hipódromo do Cristal, e a segunda foi no Parque Condor, em 2010.