Batman chega ao streaming
Uma nova aventura do justiceiro de Gotham City chega hoje ao streaming: Batman (2022), de Matt Reeves, é a mais nova estreia do catálogo da HBO Max, após passagem pelos cinemas nacionais em março. A data segue a regra da Warner de adicionar seus últimos lançamos à plataforma 45 dias depois da estreia nos cinemas. O mesmo ocorreu com Duna, por exemplo.
Apesar de trazer Robert Pattinson como o protagonista, ator que fez fama mundial com a saga juvenil Crepúsculo, a produção é uma das versões mais violentas e sombrias de Batman até aqui. Aos 35 anos, o astro é um dos atores mais jovens a dar vida ao anti-herói, que surge na trama ainda bastante inseguro de qual é seu papel nas ruas de Gotham. Se vingar de criminosos, por causa de uma tragédia em seu passado? Lutar contra a corrupção inerente da cidade? Ou ajudar aqueles que precisam de sua proteção?
Conhecidos
Quem também está de volta no longa-metragem é o comissário Gordon, desta vez interpretado por Jeffrey Wright. Na nova trama, ele é parceiro de Batman, o chamando para auxiliar na investigação de uma série de crimes intrigantes, nos quais um misterioso criminoso está deixando para trás charadas endereçadas ao homem-morcego.
Outros velhos conhecidos do público que ganham novas versões no filme são o mafioso Pinguim, interpretado por Colin Farrell; a provocante Mulher-Gato, vivida por Zoë Kravitz; e o mordomo Alfred, em performance de Andy Serkis.
Não deve ser a última vez que os atores encarnarão esses personagens. Tudo indica que este filme foi apenas o primeiro capítulo de uma nova grande franquia da Warner Bros. Recentemente, um dos produtores do longa, Dylan Clark, chegou a confirmar que haverá uma continuação nos cinemas, além de outras duas séries derivadas. Uma delas irá abordar a história do Pinguim, enquanto outra será sobre o Asilo Arkham.
Os 35 anos da Sala Redenção
Para celebrar seus 35 anos, a Sala Redenção apresenta uma programação comemorativa que se estende ao longo do ano e tem início com a mostra Cinema dos Anos 80, em cartaz de hoje até 29 de abril. A curadoria traz filmes representativos do imaginário do período, como E.T. (1982), de Steven Spielberg, e Veludo Azul (1986), de David Lynch.
Hoje (18), às 15h, será a vez de Aventureiros do Bairro Proibido (1986), de John Carpenter. No dia do aniversário, sexta-feira (22), está prevista uma maratona que reúne alguns dos filmes exibidos nos primórdios da história da sala, como o longa O Circo (1928), de Charles Chaplin, e o documentário Koyaanisqatsi (1982), de Godfrey Reggio. A programação pode ser acessada em ufrgs.br/difusaocultural.
Leitura para a gurizada
Evento criado em 2019, o Paradouro Kids agora também ganha uma versão em livro. A publicação infantil, escrita pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro, destaca a importância de brincar longe das telas, interagindo com outras crianças.
O lançamento será hoje, em versão digital gratuita no site paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem audiodescrição e Libras.
Mais páscoa com a Bach Brasil
O 21º concerto da série Bach Brasil irá celebrar hoje os festejos de Páscoa com uma programação especial, na Igreja Universitária Cristo Mestre (Campus da PUCRS, na Av. Ipiranga, 6.681). O concerto presencial Corais da Paixão Segundo São João, com comentários do professor Ronel Alberti da Rosa, será apresentado a partir das 20h, com entrada gratuita. Para mais informações acesse o site bachbrasil.com.