Performance animal
A artista Andressa Cantergiani apresenta nesta quarta-feira, às 19h, a performance Raven, na qual veste um figurino com penas, acupuntura, garras e bico de latão concebido em colaboração com Alice Floriano e Itiana Pasetti. O trabalho foi executado por ela em um dos principais eventos de arte do país, a Feira Internacional de Arte de São Paulo (SP-ARTE), em abril, e agora marca a inauguração da exposição Corva, estreia de Andressa na Galeria de Arte Mamute (Rua Caldas Júnior, 375). Com curadoria de Daniela Labra, a mostra terá ainda obras inéditas criadas especialmente para a ocasião, entre elas, esculturas-joias, fotografias, instalação e objetos. A entrada é gratuita e a mostra segue em cartaz de terça a sexta, das 13h às 17h30min, até 26 de julho.
Indie canadense
A banda canadense de indie rock Land of Talk é a atração desta quarta-feira no Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300). O grupo desembarca em Porto Alegre antes de tocar no Balaclava Fest, em São Paulo. Dona de uma voz angelical, a compositora Elizabeth Powell lidera a banda, que tem a chancela de grandes nomes do indie, como War on Drugs, com quem excursionou em 2018. O disco mais recente, Life After Youth (2017), que contou com as colaborações de Steve Shelley (Sonic Youth), Sharon Van Etten e Besnard Lakes, representa a maior parte do repertório, que também conta com canções dos álbuns Some Are Lakes (2008), produzido por Justin Vernon (Bon Iver), e Cloak and Cipher (2010), que teve a colaboração de membros das bandas Arcade Fire e Stars.
A abertura, a partir das 21h, fica com os gaúchos da Moldragon, agora em nova formação, com o guitarrista Demétrio Pereira. Os ingressos estão à venda por R$ 90 (primeiro lote, solidário, mediante doação de 1kg de alimento) em bit.ly/landofagulha e no local, a partir das 19h.
Clássico soviético no Instituto Ling
O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, é o tópico desta quarta-feira do Meu Filme Favorito, projeto no qual personalidades conversam com o público sobre os filmes que marcaram suas vidas. O grande clássico do cinema foi escolhido pelo oncologista e presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Gilberto Schwartsmann. Após a exibição do filme, às 19h, o médico bate um papo com a plateia e com o curador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.
Lançado em 1925, na Rússia, O Encouraçado Potemkin é centrado na revolta de marinheiros de um navio de guerra em 1905, o que . O filme mudo em preto e branco se tornou um marco do cinema ao introduzir técnicas de edição de imagens inovadoras para a época. A atividade ocorre no Instituto Ling, na Rua João Caetano, 440. Ingressos podem ser adquiridos por R$ 20 no local e no site institutoling.org.br. Informações: 51 3533-5700.