VALÉRIA ABRE PROGRAMAÇÃO FEMININA
Desde sexta da semana passada, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul vem promovendo uma edição especial do projeto Chapéu Acústico, em homenagem ao Dia da Mulher – comemorado nesta quinta. Até o dia 27 de março, a programação vai jogar luz sobre as cantoras gaúchas.
Hoje, às 19h, quem se apresenta gratuitamente no Salão Mourisco (Rua Riachuelo, 1.190) é a cantora Valéria – conhecida até pouco tempo atrás como Valéria Houston , que interpretará seu show Feminino, no qual canta suas principais influências femininas. Valéria, a propósito, vai abrir o show de Katy Perry em Porto Alegre, no dia 14 de março.
A artista Maristela Salvatori, que desde 19 de dezembro está em cartaz no Margs (Praça da Alfândega, s/nº) com a exposição TERRAMAREAR, lança hoje, às 17h, o livro da mostra, de mesmo nome. A exposição, com curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos, apresenta uma antologia da artista, reunindo obras produzidas ao longo dos últimos 30 anos de carreira, que vão das pesquisas iniciais sobre gravura, sobretudo em metal, até as investigações sobre fotografia, com justaposições e montagens em impressão digital. No evento de lançamento, a artista recebe a companhia da debatedora Icleia Cattani.
Terramarear apresenta cerca de 120 trabalhos de Maristela. Desenvolvidos ao longo dos últimos 30 anos, os trabalhos abordam lugares que chamam a atenção da artista, seja pela forma, seja pela carga afetiva que carregam.– Terramarear, neologismo resultante da justaposição de palavras, remete não apenas ao universo de muitos dos trabalhos aqui apresentados, como também ao seus recursos construtivos, uma vez que diversas obras decorrem da associação de diferentes recursos técnicos e modos de impressão – explica a artista.
Viver em uma sociedade em que o machismo soma-se aos problemas sociais típicos de países de terceiro mundo é, de fato, para as mais fortes. Pensando nisso, Luís Augusto Fischer, Diego Grando e Katia Suman recebem Karina Lucena, professora especialista no assunto, Maria Berenice Dias, primeira mulher a ingressar na magistratura no Rio Grande do Sul, e Shana Müller, a prenda feminista no meio da gauderiada, para mais uma edição do Sarau Elétrico. Com o tema Mujeres Fuertes, o evento de hoje homenageia grandes autoras e personagens da América Latina. É no Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960). Ingressos na hora a R$ 15. Hoje, às 21h.