O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, anunciou na manhã desta quarta-feira (14) que o município iniciará a vacinação contra a covid-19 de adolescentes com comorbidades ou doenças permanentes e com mais de 12 anos. As primeiras doses serão aplicadas à tarde somente naqueles que já realizaram cadastro online no site da prefeitura e que foram contatados pela Secretaria da Saúde.
De acordo com o comunicado emitido pela prefeitura de São Leopoldo, a pasta já está entrando em contato com os pais ou responsáveis dos adolescentes cadastrados. Até o momento, foram registradas mais de 200 inscrições.
— Mesmo antes do aval do Ministério da Saúde, nós nos adiantamos e começamos o cadastro para organizar o serviço para imunização das crianças. Isso é uma decisão de governo — destacou o prefeito Ary Vanazzi.
As aplicações serão feitas pela equipe da Vigilância em Saúde a partir das 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert, mediante comprovação da comorbidade por laudo médico. O município segue recebendo cadastros por meio deste link. Gestantes menores de 18 anos também podem se inscrever.
A vacinação deste público será com o imunizante da Pfizer e foi aprovada em uma reunião da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), realizada na segunda-feira (12).
A prefeitura de São Leopoldo afirma que o município é o primeiro a iniciar essa nova fase da imunização a partir da autorização da SES e da Comissão de Intergestores Bibapartite (CIB). GZH consultou o Cosems/RS e aguarda retorno para confirmar a informação.