Um vídeo que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp mostra um homem recebendo uma falsa aplicação da vacina contra a covid-19 no drive-trhu da Fenac, em Novo Hamburgo. É possível perceber nas imagens que o líquido não é introduzido. A agulha entra do braço do homem, mas a pessoa responsável pela vacinação não injeta o imunizante. O vídeo foi feito na manhã desta sexta-feira (2).
A prefeitura de Novo Hamburgo informou que o fato, que classifica como incidente, envolveu uma estudante do curso técnico em Enfermagem que está em estágio supervisionado no local. A administração municipal também comunicou que todos os estagiários e supervisores da instituição foram removidos da atividade e o município está registrando ocorrência policial relativa ao fato.
Após o homem, que não teve a identidade revelada, perceber que o imunizante não havia sido aplicado, ele retornou ao local e mostrou as imagens. Diante da comprovação do fato, uma nova dose foi aplicada. A seringa usada pela estagiária, com 0,5 mililitros de vacina, foi encontrada no lixo.
Leia a nota da prefeitura de Novo Hamburgo na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde comunica intercorrência durante o drive-thru de vacinação na manhã desta sexta-feira. Após mostrar filmagem e relatar não ter recebido a vacina aplicada em seu braço, morador foi vacinado e liberado. A seringa com os exatos 0,5 mililitros foi localizada na caixa de descarte, o que comprova se tratar de fato isolado.
O incidente envolveu estudante do curso técnico em Enfermagem que está em estágio supervisionado no drive-thru. Todos os estagiários e supervisores da instituição foram removidos da atividade e o município está registrando ocorrência policial relativa ao fato.
Com mais de 140 mil doses já aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma sua determinação pela lisura na vacinação. O protocolo de imunização implantado em Novo Hamburgo orienta que o usuário acompanhe o processo de vacinação, desde a aspiração do imunizante até o descarte da seringa.