Paralisada por falta de vacinas, a aplicação da primeira dose em quem busca se imunizar contra a covid-19 voltará a ser feita neste sábado (26) em alguns municípios do Rio Grande do Sul. A retomada se dá graças à chegada de novas remessas de imunizantes, em um total de 336,8 mil doses, que foi distribuído nesta sexta-feira (25).
A nova carga dá um fôlego à campanha de vacinação e permite que se avance em algumas faixas etárias. No entanto, a estimativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) é de que essas doses terminem na metade da próxima semana e o problema de falta de vacinas para primeira aplicação retorne, o que poderia impactar no calendário do governo do Estado, que promete vacinar toda a população gaúcha com ao menos uma dose até o final de setembro.
A previsão pessimista ocorre porque o Ministério da Saúde não fez anúncios de novas entregas para os próximos dias. A esperança, segundo Diego Espíndola, secretário executivo do Cosems, é de que a doação de doses da Janssen por parte dos Estados Unidos — cerca de 3 milhões de vacinas que chegam entre esta sexta e o sábado ao Brasil — complemente o estoque do Rio Grande do Sul, Estado que costuma ficar com 6% de cada carga.
— Essas doses da Janssen vão dar um fôlego maior, mas, se não tivermos doses a mais, na próxima quinta-feira eu acredito que estaremos falando de falta de primeira dose novamente — pondera Espíndola.
Veja, abaixo, algumas cidades que vão retomar a aplicação da primeira dose neste sábado (26):
Alvorada
A cidade da Região Metropolitana havia interrompido a aplicação da primeira dose na quarta (23) porque tinha poucas doses disponíveis. Retoma neste sábado contemplando pessoas nascidas em qualquer mês do ano de 1980.
Local: Ginásio Municipal Tancredo Neves, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Canoas
Também na Região Metropolitana, a cidade não ficou sem vacinas, mas paralisou a aplicação da primeira dose entre quinta-feira e sexta-feira porque se optou por fazer um mutirão para aplicar segundas doses. No sábado, será retomada a aplicação da primeira dose, ampliando a faixa etária para pessoas de 47 anos ou mais, além dos remanescentes de grupos prioritários (grávidas, puérperas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente).
Locais: 20 unidades de saúde, das 8h às 15h, e no Prefeitura na Rua (Praça da Emancipação), das 9h às 12h
Cruz Alta
A aplicação da primeira dose também foi interrompida durante a semana em Cruz Alta, cidade no noroeste do Estado. Será retomada neste sábado, contemplando as pessoas de 48 anos ou mais e trabalhadores da indústria a partir de 38 anos.
Local: Clube Arranca, na Rua Mal. Floriano Peixoto, 1.770, das 9h às 16h
Erechim
A cidade do norte do Estado ficou sem aplicar primeiras doses entre quarta e sexta-feira. Com o recebimento de 3.417 vacinas, todas destinadas para primeira aplicação, retomará neste sábado para quem tem 43 anos ou mais.
Local: na Central de Vacinação, que fica na Rua Júlio Trombini, 634, das 8h às 14h
Passo Fundo
A cidade do norte do Estado havia interrompido a aplicação da primeira dose e retoma no sábado. Serão contemplados o público de 43 anos ou mais e os grupos que já estavam sendo vacinados (comorbidades e profissionais da educação)
Local: CTG Lalau Miranda, das 8h às 13h
Osório
O município no Litoral Norte ficou alguns dias sem aplicar a primeira dose e retoma neste sábado. A Secretaria da Saúde pede que, para agilizar a vacinação, as pessoas façam um cadastro neste site. Poderão se vacinar as pessoas de 47 anos ou mais e os trabalhadores da indústria.
Local: Posto médico central, na Rua Garibaldi, 255, das 8h30min às 16h30min
Sapiranga
O município do Vale do Sinos interrompeu aplicação da primeira dose entre quinta e sexta-feira. Retoma no sábado para público de 43 anos ou mais, gestantes e puérperas acima de 18 anos.
Locais: Parque do Imigrante (drive-thru e pedestres), UBS Ferrabraz (pedestres) e estacionamento da ESF Morada São Luiz (pedestres).
Taquara
O município no Vale do Paranhana suspendeu a vacinação durante a semana, mas retoma neste sábado para as pessoas de 40 anos ou mais e os grupos já contemplados anteriormente.
Local: Drive-thru na Faccat, das 8h às 12h. O acesso para os veículos se dá pela RS-115 em direção à Avenida Faccat
Colaborou: Rochane Carvalho