Duas das três novas regiões que receberam alertas do governo do Estado, dentro do novo sistema de controle da pandemia, já foram notificadas. As prefeituras de Palmeira das Missões e Uruguaiana informaram que já estão em contato com as demais cidades e formularão os protocolos necessários. No entanto, a região de Santa Rosa afirma que ainda não recebeu a notificação.
— Fomos pegos de surpresa — admite o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei. —Amanhã vamos nos reunir, pra ver o que vamos fazer. No nosso grupo de WhatsApp dos prefeitos, comentávamos hoje sobre isso. Ninguém foi notificado — completou.
O presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, prefeito de Boa Vista do Buricá, João Sehnem, reitera que o comitê da região não recebeu qualquer informação oficial.
— Nós estamos analisando e acompanhando os dados que o próprio governo do Estado publica. Porém, não recebemos nada. Amanhã (sexta-feira) vamos ver o que fazer — conta.
Palmeira das Missões
O município de Palmeiras das Missões inclusive publicou um decreto nesta quinta-feira (20), orientando o fechamento do comércio a partir das 20h desta sexta-feira (21) até as 5h da próxima terça-feira (25). Apenas postos de combustíveis, farmácias, telentrega de gás e mercados abrirão, com restrições. Os mercados fecharão inclusive no domingo.
O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, afirma que a região percebeu uma piora nos indicadores antes mesmo do aviso do Gabinete de Crise, e que irá formular os protocolos necessários:
— Nós já conversamos nesta quarta-feira (19) com os vereadores, e já tínhamos esse planejamento antes do aviso de alerta do governo do Estado. Agora, nós vamos reunir os municípios da região para formularmos os protocolos que vamos seguir daqui em diante.
Uruguaiana
A prefeitura de Uruguaiana, por meio da assessoria de imprensa, informou que também já está dialogando com os demais municípios da região, para encaminhar os protocolos que serão adotados ao governo do Estado.
Modelo de controle
O gabinete de crise do governo do Estado confirmou, na tarde desta quinta-feira, a emissão dos três alertas de risco dos quatro que haviam sido recomendados pelo setor técnico. A partir da formalização, as regiões terão 48 horas para responder ao Executivo estadual sobre quais são as medidas que pretendem adotar para conter o avanço da pandemia.
Além dos três alertas recém-emitidos, outras cinco regiões já haviam sido alertadas na terça-feira (18): Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo.