O gabinete de crise do governo do Estado confirmou, na tarde desta quinta-feira (20), a emissão de mais três alertas de risco dos quatro que haviam sido recomendados pelo setor técnico. As notificações de agravamento da pandemia foram destinadas às regiões de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana.
Ao longo desta quinta-feira, segundo o governo, os alertas serão oficialmente encaminhados aos municípios das regiões. A partir da formalização, as regiões terão 48 horas para responder ao Executivo estadual sobre quais são as medidas que pretendem adotar para conter o avanço da pandemia.
O alerta é o grau mais elevado de risco no novo modelo de gestão estadual da pandemia, chamado pelo governo de sistema 3 As.
– O alerta é um estágio mais preocupante, que exige um plano de ação das ações que deve ser submetido ao Estado. Se não for considerado suficiente, o Estado entra em ação para definir medidas de restrição – destacou o governador Eduardo Leite, em vídeo divulgado pela sua assessoria de imprensa.
Além dos três alertas recém-emitidos, outras cinco regiões já haviam sido alertadas na terça-feira (18). São elas: Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. Essas cinco áreas, por meio de seus prefeitos, têm até esta quinta-feira para apresentar os planos de ação para reverter o agravamento da pandemia.
– Diante dessa situação, é importante que a população não relaxe nos cuidados, que, inclusive, redobre as medidas de precaução, como uso da máscara, do álcool gel, ventilação dos ambientes e, principalmente, evite aglomerações – acrescentou Leite.
Seis regiões seguem com avisos
Outras regiões do Estado também receberam, desde o início da semana, avisos por conta de tendência de estabilização ou leve piora nos indicadores da pandemia. O aviso – comunicado emitido diretamente pelo setor técnico do governo – não exige medidas imediatas das prefeituras e serve como um comunicado oficial de que é preciso atenção aos indicadores da pandemia.
As regiões que receberam avisos, mas ainda não receberam alertas, até o momento são: Bagé, Erechim, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Santa Cruz do Sul.