Depois de receber 413.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na manhã desta segunda-feira (3), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) aguarda a aterrissagem de mais uma remessa de imunizantes para as 19h45min — o primeiro lote da Pfizer/BioNTech, com 32.760 doses.
A carga desta noite deveria chegar no mesmo voo da manhã. De acordo com o Ministério da Saúde, houve uma solicitação de Estados e municípios por mais tempo para organizar o armazenamento das ampolas, que, dependendo do prazo que se aguarde até a aplicação na população, precisam ser conservadas em ultrafreezers com temperatura de até 70ºC negativos.
No total, o ministério recebeu 1 milhão de doses da Pfizer na última quinta-feira (29). No momento, estão sendo distribuídas, no Brasil, 499,5 mil doses, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os Estados e o Distrito Federal, para a primeira aplicação. Os imunizantes referentes à segunda aplicação serão despachados nas próximas semanas.
— Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio — afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann, sobre o carregamento recebido na manhã desta segunda.