Com a chegada de mais doses da CoronaVac, a prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira (14) que realizará a segunda aplicação em pessoas com 66 anos ou mais no sábado (15) e no domingo (16). Já na segunda-feira (17), poderão receber a segunda dose as pessoas a partir dos 65 anos.
No sábado, a imunização ocorre nas unidades de saúde Tristeza e Assis Brasil, na tenda instalada no estacionamento externo do shopping Bourbon Country e nos drive-thrus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do BarraShoppingSul.
Já no domingo, único local de vacinação será a tenda junto ao Bourbon Country. Conforme a prefeitura, serão instaladas 18 estações para aplicação das doses para agilizar o atendimento ao publico.
Além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, participarão profissionais das farmácias Panvel e São João e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).
Nos dois dias, também ocorrerá a imunização das pessoas com comorbidades a partir dos 33 anos.
Vacinação neste sábado (15) e domingo (16) em Porto Alegre
Onde se vacinar no sábado
- Unidades de saúde - 9h às 15h
- Unidade de Saúde Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2.442
- Unidade de Saúde Assis Brasil - Av. Assis Brasil, 6.615
- Tenda no estacionamento do Bourbon Country - das 9h às 17h. Acesso é exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.
- Drive-thru - 9h às 17h
- PUCRS: Avenida Ipiranga, 6.681
- Barra ShoppingSul: Av. Diário de Notícias, 300
Onde se vacinar no domingo
- Tenda no estacionamento do Bourbon Country - das 9h às 15h. Acesso é exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.
Primeira dose
Podem se vacinar pessoas com 33 anos ou mais com as seguintes comorbidades (confira os detalhes neste link)
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves ( asma)
- Hipertensão arterial*
- Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
- Doença cerebrovascular (exemplo: AVC)
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
* Entenda quais tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase:
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos
- Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independentemente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Documentos específicos
No momento da vacinação, é necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto.
Profissionais de saúde e trabalhadores: autodeclaração ou declaração de vínculo ao serviço de saúde.
Estudantes: documento oficial com foto — o nome deverá constar na lista enviada pela escola. Em caso de dúvida, o estudante deverá consultar a instituição de ensino.
Pessoas com comorbidades: atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamento de uso contínuo, de acordo com a lista de comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação e que constam na Nota Técnica 02/21 do Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde/SMS.
Continua a aplicação da primeira dose para
- Pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos
- Pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada acima de 33 anos
- Pessoas com HIV acima de 33 anos
- Trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina
Segunda dose da Oxford/AstraZeneca
Para pessoas imunizadas há mais de 12 semanas
Gestantes e puérperas: em virtude de nota divulgada pela Anvisa sugerindo que deve ser evitada a vacinação de gestantes com a vacina Oxford/AstraZeneca, a SMS suspendeu a imunização de gestantes e puérperas com esta vacina até segunda ordem. Elas podem se vacinar com o imunizante da Pfizer.
Segunda dose da CoronaVac
- Podem se vacinar pessoas com 66 anos ou mais no sábado e domingo e a partir de 65 anos na segunda-feira
- Devem levar documento oficial com foto e cartão de vacinação comprovando a primeira dose na Capital