O avião trazendo o lote com 188,8 mil doses da CoronaVac chegou ao Rio Grande do Sul às 14h40min desta terça-feira (18) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A nova remessa será suficiente para colocar em dia o esquema vacinal de quem está com a segunda dose em atraso. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o lote começará a ser distribuído aos municípios a partir desta quarta-feira (19).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre diz que ainda não foi informada de quantas doses irá receber. Uma reunião da pasta deve ocorrer na tarde desta terça-feira, às 16h, para avaliação do dia e projeção das próximas etapas.
Junto desse carregamento, chegaram novas doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca. São 269.100 unidades. Contudo, a SES afirma que não há pessoas em atraso com a segunda dose de Oxford/AstraZeneca.
Logo após o pouso, a aeronave trazendo os imunizantes — vinda de Guarulhos, em São Paulo — começou a ser descarregada. Um caminhão refrigerado foi colocado ao lado do avião e recebeu a carga de vacinas. Um aparato policial e de apoio logístico esteve envolvido na operação.
O veículo deixou o terminal escoltado por viaturas da Polícia Federal. A carga será levada à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na zona leste da Capital.
Depois, às 19h45min, está prevista a chegada de uma nova carga de vacinas da Pfizer. Os grupos que as receberão ainda não foram definidos pela SES.
Entre todos os Estados, o Ministério da Saúde distribuirá 6,4 milhões de doses.