O Ministério da Saúde prometeu enviar remessa de 188,8 mil doses da Coronavac ao Rio Grande do Sul para completar a imunização de todas as pessoas que receberam a primeira aplicação e estão com a segunda pendente ou em atraso. Ainda não há data confirmada para a chegada do novo lote, mas a previsão é de que isso ocorra nos próximos dias. O Palácio Piratini manifestou expectativa de que o desembarque das vacinas ocorra entre "segunda ou terça-feira". O anúncio foi feito neste domingo (16) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Cálculo feito pelo governo gaúcho apontou que 179.330 homens e mulheres já poderiam ter recebido a segunda dose da Coronavac no Estado. A SES disse que, a pedido do Ministério da Saúde, informou na sexta-feira (14) o quantitativo de imunizantes pendentes contra a covid-19. No dia seguinte, veio a confirmação do envio de novo lote para suprir a demanda em atraso. Titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann afirmou que a notícia significa “alívio muito grande”.
— É um direito do cidadão completar o seu esquema vacinal e precisamos acelerar a imunização para vencermos essa pandemia — disse Arita.
Junto com o carregamento de Coronavac, o Ministério da Saúde informou que irá enviar, possivelmente no mesmo dia, mais 269.100 doses da vacina AstraZeneca e 39.780 da Pfizer. A SES declarou que há doses suficientes do imunizante da AstraZeneca para completar o esquema vacinal de todos os cidadãos que receberam a primeira rodada do antídoto.
No momento, prefeituras gaúchas estão receosas de que a demora no recebimento de insumos para a produção das vacinas leve a um “apagão” temporário na campanha de imunização. Tanto o Instituto Butantan, que formula a Coronavac, quanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela AstraZeneca, anunciaram paralisações na linha de produção em razão da ausência do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima que vem da China.
Ao meio-dia deste domingo (16), o placar da SES mostrava que 2.707.243 pessoas haviam sido vacinadas no Rio Grande do Sul com a primeira dose, considerando os três imunizantes em aplicação. A cobertura vacinal com as duas doses atingiu 1.127.152 homens e mulheres no Estado.