As cidades da Região Metropolitana já estão quase sem doses de CoronaVac, cujo último lote foi enviado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na última sexta-feira (14). A maioria optou por realizar mutirões de vacinação ainda no sábado (15), o que fez com que os estoques se esgotassem rapidamente.
Das 10 prefeituras procuradas pela reportagem, três possuem um número pequeno de doses, que serão aplicadas em pacientes acamados. É o caso de São Leopoldo, Canoas e Sapucaia do Sul.
Cachoeirinha está distribuindo senhas para quem deveria ter tomado a segunda dose até 26 de abril. Em Novo Hamburgo, o serviço de saúde entra em contato com as pessoas que estão com as doses atrasadas e marca o horário para que seja realizada a aplicação. Em Gravataí, as doses que restaram estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde que tomaram a primeira dose em 3 de abril.
Em Guaíba, a vacinação ocorre amanhã. Poderão se vacinar apenas pessoas com a segunda dose agendada até 4 de maio. Em Alvorada, a expectativa é de que as doses acabem nesta segunda-feira. Viamão e Esteio aguardam a chegada de mais vacinas para dar sequência ao calendário de imunização.
Amanhã o Estado deve receber um novo lote de imunizantes enviado pelo Ministério da Saúde.
Saiba como está a vacinação de segunda dose em cada cidade:
Alvorada: Das 2,2 mil doses recebidas, restam apenas 288, que devem ser aplicadas nesta segunda-feira (17) em pessoas que deveriam ter sido vacinadas em 30 de abril e 1º de maio.
Cachoeirinha: Nesta segunda-feira, foram distribuídas fichas, das 14h30min às 16h, exclusivamente para quem está com a dose vencida até 26 de abril. A vacinação ocorrerá na terça-feira (18). Havendo doses excedentes, serão destinadas no final da tarde de terça para completar a vacinação daqueles com segunda dose vencida até 27 de abril. Cachoeirinha recebeu 1,6 mil doses.
Gravataí: No último sábado (15), foram aplicadas 3,1 mil doses. As poucas que sobraram do último lote estão sendo aplicadas em profissionais da saúde que tomaram a primeira dose até 3 de abril.
Viamão: A cidade aplicou as 3.150 doses que recebeu ainda no sábado. A prefeitura aguarda a chegada de mais vacinas.
Guaíba: O munícipio recebeu 400 doses, que serão aplicadas nesta terça-feira. Poderão se vacinar apenas pessoas com a segunda dose agendada até 4 de maio. A vacinação ocorrerá na Ginásio Coelhão, das 9h às 12h e das 13h às 15h. O ginásio fica na Rua Vinte de Setembro - Parque 35.
Canoas: A Secretaria Municipal da Saúde recebeu, no último repasse da SES, 4.220 doses. Foram aplicadas 4.040 no sábado. O restante será dado a acamados que estão com o calendário atrasado.
Esteio: A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o levantamento das poucas doses que ainda estão disponíveis para avaliar como serão destinadas. No último sábado, foram aplicadas 950 doses de reforço.
Sapucaia do Sul: Ainda restam 300 doses, que estão sendo aplicadas em pessoas acamadas. Na sexta-feira, a cidade recebeu 1. 730 doses de CoronaVac.
São Leopoldo: Recebeu aproximadamente 2,5 mil doses, que foram aplicadas no último sábado. As unidades remanescentes serão aplicadas em pessoas acamadas que estão com o calendário atrasado.
Novo Hamburgo: O município recebeu 3.150 doses da CoronaVac na sexta-feira passada. Ela estão sendo aplicadas em quem está em atraso para receber a segunda dose, com prioridade para os que estão há mais tempo no aguardo. Essa aplicação ocorre nas próprias unidades de saúde. As próprias unidades fazem o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas. Ou seja, a pessoa precisa aguardar o contato para se deslocar até a unidade de saúde.