A suspensão da segunda dose da vacinação contra a covid-19 fez com que pontos de aplicação tivessem baixo movimento nesta quarta-feira (28) em Porto Alegre. No único drive-thru que estava em funcionamento, na PUCRS, as equipes ficaram por vários momentos sem atender a ninguém.
No local, só era aplicada a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca para pessoas com 60 anos ou mais.
Gerente distrital de Saúde do Partenon e Lomba do Pinheiro, Cristiane Jovita diz que, durante a manhã, muitas pessoas foram ao local para tentar receber a segunda dose da CoronaVac, mas, após explicação de que não havia, deixaram o local. À tarde, a movimentação caiu ainda mais.
— É um dia atípico, mas decidimos manter as equipes mobilizadas pela estrutura e ponto de referência — afirma.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situação semelhante foi registrada nos 15 postos de saúde nos quais ocorria a imunização.
Até o final da tarde, o painel de monitoramento da prefeitura mostrava pouco mais de 1,5 mil aplicações em Porto Alegre nesta quarta, contra mais de 12 mil realizadas na terça-feira (27), uma redução de 87%. Os números seguiam em atualização até o fechamento desta reportagem.
Nos últimos 10 dias, foram quase 113 mil doses em Porto Alegre, 67% correspondendo à segunda parte da imunização. A vacinação continua na quinta-feira (29) somente para a primeira dose de pessoas com 60 anos ou mais na Capital.
O atendimento ocorre em 15 unidades de saúde, das 8h da manhã às 17h, e no drive-thru do estacionamento da PUCRS, das 9h às 17h.