O Rio Grande do Sul registrou nesta terça-feira (23) o maior número de pacientes nas unidades de terapia intensiva (UTIs) distribuídas pelo território gaúcho, na pandemia. A ocupação geral é de 87% das 2.694 vagas oferecidas, incluindo pessoas confirmadas com o coronavírus e com outras enfermidades.
Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que das 2.343 pessoas nas UTIs privadas e públicas, 1.392 têm confirmação ou suspeita de covid-19. O número representa 59,4% dos doentes, ou seja, mais da metade das ocorrências.
Conforme a SES, houve, nesta semana, um crescimento inédito da curva de internações nas UTIs para adultos em todo o Rio Grande do Sul. Em 17 de fevereiro, eram 2.133 doentes – 210 pacientes a menos do que o registrado nesta semana.
No comparativo mensal, os números registrados apontam que há o dobro de internações relacionadas ao coronavírus. Em 24 de janeiro, o Estado tinha 2.383 doentes nas UTIs adulto e pediátricas e em leitos clínicos adultos e pediátricos. Nesta terça-feira, são contabilizados 4.433 pacientes.