A vacinação contra a covid-19 no formato drive-thru se iniciou nesta segunda-feira (8) em Caxias do Sul com foco em idosos com mais de 90 anos. Apesar de a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ter afirmado que idosos com 85 anos ou mais poderão ser vacinados mesmo que estejam fora do município de domicílio, a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que abrange 49 municípios da Serra, não recomenda a prática. Arita destacou que seria possível realizar a vacinação em diferentes cidades durante entrevista à Rádio Gaúcha, na última sexta-feira (5). No entanto, nesta segunda-feira (8), dia da chegada de 18.080 doses na Serra, a coordenadora da 5ª CRS, Claudia Daniel, afirmou que cada cidade tem o número de imunizantes conforme a população.
— O cálculo para distribuição é realizado pelos índices do IBGE. Sabemos que na região do Litoral haverá um ajuste para contemplar a população que está nas praias. Na Serra, será o critério do IBGE. Reiteramos que não há necessidade das pessoas se deslocarem das suas cidades. Cada município tem o seu quantitativo — diz.
O controle da cidade de origem de cada idoso é feito, segundo Claudia, no momento da imunização. Mas não foi o que ocorreu na manhã desta segunda-feira em Caxias: a Secretaria Municipal de Saúde não fez o cadastro e nem solicitou o comprovante de endereço aos idosos que foram vacinados na Rua Plácido de Castro e nos pavilhões da Festa da Uva.
Das 18.080 doses que chegaram por volta das 1oh30min no Aeroporto Hugo Cantergiani nesta segunda-feira, 6.730 ficarão em Caxias. Segundo a secretária da Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, cerca de 2,5 mil idosos estão na faixa etária de mais de 90 anos, mas muitos já foram vacinados em casas asilares. Desta forma, em torno de 90 deverão ser imunizados nesta segunda-feira.
Em entrevista à rádio Gaúcha Serra nesta segunda-feira, ela informou que nos próximos dias será divulgada a continuidade de drive-thru e abertura das unidades básicas de saúde para idosos acima de 85 anos. Na terça-feira, o município vai começar, paralelamente e a domicílio, a vacinação de pessoas acamadas acima de 60 anos. Conforme a secretária, aqueles que tiverem dificuldade para ir até os locais de aplicação em drive-thru nesta segunda-feira receberão as doses em casa:
— O drive-thru surgiu por conta da dificuldade que muitos idosos com mais de 90 anos têm em relação à mobilidade, ficaria complicado incluí-los na fila de portas de UBSs.
De acordo com a última atualização da prefeitura de Caxias, 9.583 pessoas já foram vacinadas na cidade, entre profissionais da saúde e idosos em casas asilares. A distribuição das vacinas nesta segunda-feira faz parte da remessa de cerca de 193 mil doses que chegou ao Rio Grande do Sul, terceira remessa de vacinas da CoronaVac.