A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou, na manhã desta segunda-feira (8), a distribuição da terceira remessa de CoronaVac recebida pelo Rio Grande do Sul. As 193,2 mil doses do imunizante começaram a ser encaminhadas para as coordenadorias regionais de saúde com apoio de aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil.
Conforme a pasta, seis aeronaves da BM e um helicóptero da Polícia Civil saem da Capital rumo a sete municípios do Interior. As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Lajeado e Osório devem retirar, a partir das 10h, seus lotes na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi). Elas farão o transporte por via terrestre.
Pela manhã, ao menos quatro veículos das CRS aguardavam para retirar os lotes da CoronaVac na Ceadi, na zona leste de Porto Alegre.
Um dos motoristas que estava na fila saiu de Lajeado, no Vale do Taquari, às 6h05min. José Lauriano foi avisado na tarde de domingo (7) que teria a missão de buscar as doses da vacina na Capital.
— Ainda não sei quantas doses irei retirar, mas já dei meu nome na portaria e eles vão me chamar para carregar no carro — contou.
Esta é a quarta remessa de vacinas contra a covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado: foram três de CoronaVac e uma da vacina de Oxford/AstraZeneca. Com ela, deve-se iniciar a segunda fase da vacinação, com foco em idosos acima de 85 anos, além de reforçar a imunização dos profissionais da saúde.
Todas as 193,2 mil doses serão repassadas aos municípios, sem reserva pelo Estado. Do total previsto, aproximadamente 147 mil destinam-se aos idosos, montante suficiente para atingir cerca de 43% população com mais de 85 anos.
As outras cerca de 46,2 mil doses servirão para alcançar em torno de 78% dos profissionais que trabalham em unidades de saúde. O Litoral Norte receberá uma quantidade maior do que nas fases anteriores, devido à presença expressiva de veranistas nessa faixa etária.