Um lar de idosos em Iraí, no norte gaúcho, teve a confirmação de um surto de covid-19. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nove residentes e três funcionários testaram positivo para a doença. Uma idosa de 88 anos, que morava no asilo, faleceu em decorrência de complicações da doença na última segunda-feira (11).
O secretário municipal de Saúde de Iraí, Edson Borges do Canto, afirma que a prefeitura providenciou testes com as demais 39 pessoas, entre moradores e funcionários do local. Os testes foram enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e demoram até sete dias para o diagnóstico. Ele ainda disse que técnicos do município acompanham diariamente a situação do surto neste asilo.
— (O surto) nos pegou de surpresa. Infelizmente, aconteceu num lugar onde há pessoas debilitadas, com comorbidades. Mas estamos preparados para tomar as medidas a partir de agora — disse.
Uma das diretoras do Lar de Idosos Vó Maria, Kailane de Almeida, explicou que os moradores que foram infectados estão isolados numa área, os que estão com suspeita em outra e os sem sintomas, numa terceira. Também lamentou que "o vírus tenha chegado na instituição" e garantiu que todas as medidas estão sendo adotadas.
— Faz 10 meses que estamos com a pandemia e durante esse período conseguimos não permitir a entrada (do vírus). Não sabemos como entrou, mas não queremos julgar agora. Vamos trabalhar para responder da melhor forma — declarou.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), divulgado em 6 de janeiro, o Rio Grande do Sul possui 191 surtos em investigação e, ao todo, teve 666 confirmados desde o início da pandemia. Instituições de longa permanência para idosos representaram 52,9% do total dos surtos.